"Mulheres Eleitoralistas" analisa ascensão da extrema direita e seus impactos nos direitos das mulheres

Evento promovido pela EJE-RJ discutiu a presença feminina no Judiciário e os desafios diante de movimentos autoritários

A imagem mostra cinco mulheres em pé, lado a lado, segurando troféus com as letras "ME" destacad...

A Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ) promoveu, nesta quinta-feira (13), a sétima edição do painel de debates "Mulheres Eleitoralistas". O evento, alusivo ao Mês da Mulher, foi realizado no auditório do Palácio da Democracia e mediado pela advogada Cristiane Frota, idealizadora da atividade e ex-diretora da EJE-RJ, e pela atual diretora, desembargadora eleitoral Daniela Bandeira de Freitas. O encontro abordou a ascensão da extrema direita no mundo e seus impactos nas pautas de inclusão e diversidade.

O primeiro painel, conduzido pela diretora Daniela Bandeira de Freitas, contou com as participações da conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Rita de Cássia Sant'Anna Cortez e da presidente da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), juíza Eunice Haddad. As debatedoras discutiram a presença feminina nos espaços de poder, especialmente no Judiciário, destacando os desafios enfrentados pelas mulheres.

A advogada Rita de Cássia destacou características dos movimentos de extrema direita, como nacionalismo, autoritarismo, populismo, desinformação e rejeição à diversidade, apontando como essas tendências afetam diretamente os direitos das mulheres.

"As maiores repercussões no Brasil foram nos direitos reprodutivos e nas propostas de revisão da Lei Maria da Penha, direitos duramente conquistados que estão sob ataque", afirmou a conselheira federal da OAB.

O segundo painel, mediado por Cristiane Frota, reuniu a conselheira da OAB Fabiana Dias, a professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e advogada Vânia Aieta, e a desembargadora eleitoral Tathiana de Carvalho Costa, do TRE-RJ, que participou por vídeo.

1/ Galeria de imagens

A conselheira Fabiana Dias traçou um panorama das conquistas femininas, desde o direito ao voto até a recente declaração de inconstitucionalidade da tese de legítima defesa da honra em casos de feminicídio. Advogada e professora da pós-graduação de Direito Eleitoral da Uerj, Vânia Aieta ressaltou a importância de compreender a estratégia e as motivações dos movimentos autoritários, para que a atuação na defesa da democracia seja eficaz. 

Entre os presentes estavam o presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos Figueira; o ex-presidente do Tribunal, desembargador Elton Leme; a diretora-geral do TRE-RJ, Eline Íris; o ex-diretor da EJE-RJ, desembargador Fernando Chagas; e a juíza Sylvia Therezinha Hausen de Arêa Leão.

O evento será disponibilizado na íntegra no canal TV TRE-RJ no YouTube.

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.