Primeiro voto e consciência cidadã: estudantes conhecem a Justiça Eleitoral fluminense por dentro

Atividades do programa "Visitas ao TRE-RJ" promovem informação, simulação de votação e alistamento de jovens eleitoras(es)

Foto posada de um grupo de pessoas em um ambiente fechado. Os mais jovens estão abaixados, enqua...

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) recebeu, nesta terça-feira (20), 13 alunos do CIEP 500 Antônio Botelho, de Paracambi, para uma tarde de atividades educativas voltadas à formação cidadã e ao fortalecimento da relação entre a juventude e a Justiça Eleitoral. A ação integra o programa "Visitas ao TRE-RJ", promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ).

"Na idade de vocês, comecei a frequentar o cartório onde minha mãe trabalhava. Foi ali que conheci o trabalho do juiz e do promotor, e isso despertou em mim o desejo de seguir a carreira da magistratura", contou o presidente do TRE-RJ, desembargador Peterson Barroso Simão, que recebeu as(os) estudantes na abertura da sessão de julgamento.

A diretora da EJE-RJ, desembargadora eleitoral Maria Helena Pinto Machado, destacou a importância de vivenciar a cidadania. "Com essas atividades, esperamos que vocês compreendam como o voto e a cidadania se concretizam na prática", afirmou.

A programação começou com um lanche de boas-vindas. Paralelamente, o Núcleo da Justiça Eleitoral Itinerante (Nujei) realizou o alistamento das alunas e dos alunos com mais de 16 anos, incentivando o exercício consciente do direito ao voto. Ao todo, 10 jovens emitiram seu primeiro título de eleitor.

Na sequência, os estudantes assistiram a uma palestra do secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RJ, Michel Kovacs, sobre a segurança da urna eletrônica e o combate à desinformação. Também participaram de uma visita guiada ao Espaço de Memória Eleitoral José Joaquim da Fonseca Passos e ao Palácio da Democracia, conduzida por Maurício Duarte, chefe da Seção de Editorações e Publicações (Sedep).

1/ Galeria de imagens

A visita continuou com uma simulação de votação, conduzida pela chefe da Seção de Programas Institucionais (Spins), Iara Borges Carneiro, em que os jovens puderam experimentar como é participar de uma eleição oficial. "A simulação foi a parte de que mais gostei, até porque ganhei a eleição", comemorou Rhylari Martins, de 17 anos, que apresentou propostas voltadas à melhoria do transporte público em sua cidade.

Em seguida, as alunas e os alunos participaram de uma simulação de julgamento, coordenada pela equipe da Secretaria Judiciária (SJD), e encerraram a visita acompanhando uma sessão plenária, quando foram recebidos pelos membros da Corte Eleitoral fluminense.

"Como já tinha votado antes, aproveitei a sessão de julgamento para conhecer a Justiça Eleitoral por dentro", comentou Arthur Bomfim, de 16 anos.

A iniciativa reforça o compromisso do TRE-RJ com a formação política de jovens, estimulando o protagonismo juvenil e fortalecendo a democracia por meio da informação e da participação cidadã.

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.