Primeiro voto e consciência cidadã: estudantes conhecem a Justiça Eleitoral fluminense por dentro
Atividades do programa "Visitas ao TRE-RJ" promovem informação, simulação de votação e alistamento de jovens eleitoras(es)

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) recebeu, nesta terça-feira (20), 13 alunos do CIEP 500 Antônio Botelho, de Paracambi, para uma tarde de atividades educativas voltadas à formação cidadã e ao fortalecimento da relação entre a juventude e a Justiça Eleitoral. A ação integra o programa "Visitas ao TRE-RJ", promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ).
"Na idade de vocês, comecei a frequentar o cartório onde minha mãe trabalhava. Foi ali que conheci o trabalho do juiz e do promotor, e isso despertou em mim o desejo de seguir a carreira da magistratura", contou o presidente do TRE-RJ, desembargador Peterson Barroso Simão, que recebeu as(os) estudantes na abertura da sessão de julgamento.
A diretora da EJE-RJ, desembargadora eleitoral Maria Helena Pinto Machado, destacou a importância de vivenciar a cidadania. "Com essas atividades, esperamos que vocês compreendam como o voto e a cidadania se concretizam na prática", afirmou.
A programação começou com um lanche de boas-vindas. Paralelamente, o Núcleo da Justiça Eleitoral Itinerante (Nujei) realizou o alistamento das alunas e dos alunos com mais de 16 anos, incentivando o exercício consciente do direito ao voto. Ao todo, 10 jovens emitiram seu primeiro título de eleitor.
Na sequência, os estudantes assistiram a uma palestra do secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RJ, Michel Kovacs, sobre a segurança da urna eletrônica e o combate à desinformação. Também participaram de uma visita guiada ao Espaço de Memória Eleitoral José Joaquim da Fonseca Passos e ao Palácio da Democracia, conduzida por Maurício Duarte, chefe da Seção de Editorações e Publicações (Sedep).
A visita continuou com uma simulação de votação, conduzida pela chefe da Seção de Programas Institucionais (Spins), Iara Borges Carneiro, em que os jovens puderam experimentar como é participar de uma eleição oficial. "A simulação foi a parte de que mais gostei, até porque ganhei a eleição", comemorou Rhylari Martins, de 17 anos, que apresentou propostas voltadas à melhoria do transporte público em sua cidade.
Em seguida, as alunas e os alunos participaram de uma simulação de julgamento, coordenada pela equipe da Secretaria Judiciária (SJD), e encerraram a visita acompanhando uma sessão plenária, quando foram recebidos pelos membros da Corte Eleitoral fluminense.
"Como já tinha votado antes, aproveitei a sessão de julgamento para conhecer a Justiça Eleitoral por dentro", comentou Arthur Bomfim, de 16 anos.
A iniciativa reforça o compromisso do TRE-RJ com a formação política de jovens, estimulando o protagonismo juvenil e fortalecendo a democracia por meio da informação e da participação cidadã.