EJE-RJ marca presença no XII Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais, em Brasília
Evento tem como objetivo fortalecer o diálogo, a integração e a troca de experiências entre as Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) de todo o país

A diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), desembargadora eleitoral Maria Helena Pinto Machado, participou, na última segunda-feira (19), do XII Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais (Eneje), realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. “Momentos como este são essenciais para alinharmos estratégias, compartilharmos boas práticas e aprimorarmos nosso trabalho em prol da cidadania e da democracia”, destacou.
Também representaram a EJE-RJ no evento a coordenadora Lisia Baganha e o chefe da Seção de Editorações e Publicações (Sedep), Maurício Duarte. Eles acompanharam as discussões sobre os desafios e as inovações na gestão acadêmica, nas publicações e na promoção da formação cidadã.
Aberto pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, o encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo, a integração e a troca de experiências entre as Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) de todo o país. As EJEs cumprem papel estratégico na formação cidadã e na qualificação de servidoras(es), magistradas(os) e da sociedade, por meio de atividades de pesquisa, capacitação, produção editorial e disseminação do conhecimento sobre Direito Eleitoral e democracia.
Em sua fala, a ministra Cármen Lúcia ressaltou os desafios enfrentados pela Justiça Eleitoral frente às constantes transformações da sociedade. “Tudo o que sabíamos até ontem à noite, hoje não é suficiente para as funções de cada um de nós”, afirmou, reforçando a importância da capacitação contínua.
O diretor da EJE/TSE, ministro Cristiano Zanin, e a vice-diretora, ministra Vera Lúcia Santana Araújo, também participaram da mesa de abertura. Zanin destacou que o encontro é fundamental para fortalecer as relações entre as escolas e aprimorar tanto os processos de trabalho quanto a qualidade dos materiais produzidos para as capacitações. A ministra Vera Lúcia, por sua vez, ressaltou que o evento contribui diretamente para o desenvolvimento dos projetos das escolas, especialmente com foco nas Eleições Gerais de 2026.
Painéis
À tarde, os participantes acompanharam painéis sobre temas diversos. A secretária-geral da Presidência do TSE, desembargadora Andréa Pachá, conduziu o painel “Diálogo com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam)”, que tratou da missão constitucional da escola no cenário nacional. Neste ano, foi firmado um acordo de cooperação com a Enfam, responsável pela formação de juízes de Direito e juízes federais no Brasil.
Também foram realizados os painéis “Plano Anual de Trabalho 2025 da EJE/TSE”, “Revistas Científicas do Sistema EJE” e “Diálogo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”.
Leia mais sobre o XII Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais (Eneje).
