TRE-RJ homenageia personalidades que contribuíram para a democracia

Entrega da Medalha do Mérito Eleitoral marcou a abertura das comemorações dos 50 anos da Justiça Eleitoral fluminense

O presidente do Tribunal, de toga, cumprimenta a ministra Vera Lúcia, de roupa rosa. Um militar,...

Nesta sexta-feira (21), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro abriu as  comemorações dos 50  anos de sua fundação com a outorga da medalha do Mérito Eleitoral. O presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, explicou que a comenda é um reconhecimento do compromisso com a democracia e a justiça.

“Hoje celebramos não as conquistas individuais, mas o potencial que as contribuições únicas têm de produzir efeito coletivo quando uma missão é realizada em parceria e com anseios alinhados em prol do bem comum”, afirmou o magistrado, durante a sessão solene realizada no Grande Hall do Palácio da Democracia, sede do TRE-RJ.

Entre os agraciados, havia representantes de diversas esferas: ministros, desembargadores, juízes, autoridades de outros poderes, servidores da Justiça Eleitoral e um profissional de comunicação. “Cada um, com suas habilidades, esforços e competência, contribuiu de maneira única para que as eleições ocorressem de forma tranquila, justa e democrática, como a sociedade demanda e precisa”, afirmou o desembargador Henrique Figueira.

Receberam a medalha o ministro André Ramos e a ministra Vera Lúcia Araújo, ambos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), assim como a secretária-geral da Presidência, desembargadora Andréa Pachá, da mesma Corte Eleitoral. A desembargadora também representou a ministra Cármen Lúcia, que não pôde estar presente, e recebeu sua Medalha do Mérito Eleitoral.

Em seu discurso, o ministro André Ramos afirmou que homenagens como essas são importantes para reforçar a importância da Justiça Eleitoral. “Não há democracia sem o Judiciário, não há democracia sem imprensa livre e não há liberdade na desinformação. Isso porque as fake news são ferramentas de encarceramento dos cidadãos”, afirmou o ministro.

Já a ministra Vera Lúcia apontou algumas das funções da Justiça Eleitoral. “Os tribunais eleitorais brasileiros são reconhecidos pela sua qualidade e eficiência, possuem legitimidade social internacionalmente”, afirmou. “Além de todo o trabalho realizado no período eleitoral, exerce uma relevante função no fortalecimento da cidadania por meio de suas escolas judiciárias eleitorais”, destacou a magistrada.

Também foram agraciadas(os) as(os) magistrados(as) do TRE-RJ que desempenharam atribuições específicas na Capital, no último pleito, como a desembargadora Maria Paula Galhardo (registro de candidaturas); os juízes Bruno Rulière, coordenador do Núcleo de Fiscalização da Propaganda Eleitoral; Gilberto Abdelhay Junior (prestação de contas); Leonardo Grandmasson (julgamento de pedidos de direito de resposta e representações; Carlos Eduardo de Figueiredo (fiscalização da propaganda), e Mirela Erbisti (fiscalização da propaganda na internet).

O presidente Henrique Figueira enalteceu a atuação desses magistrados. “Com trabalho incansável, garantiram a lisura das eleições na Capital, e em nome de quem cumprimento os juízes que atuaram na Região Metropolitana e no interior”, destacou o desembargador.

A homenagem contemplou o juiz eleitoral Almir Carvalho, da 104ª Zona Eleitoral (Itaboraí); o presidente da 14ª Câmara de Direito Privado do TJRJ, desembargador Luiz Felipe Miranda de Medeiros Francisco; o comandante Militar do Leste, general de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos; e o comandante do 1º Distrito Naval, vice-almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo; que contribuíram para a segurança e a manutenção da ordem durante o pleito.

Já Edimilson Ávila, da TV Globo, foi homenageado pela cobertura jornalística das eleições no quadro “Edimilson, me ajuda”, exibido no RJ1, com foco em esclarecer as dúvidas das eleitoras e eleitores. “Sempre na hora do almoço, durante o período eleitoral, o jornalista levava informação correta, precisa e de qualidade para o eleitor, contribuindo para o reforço da participação popular no pleito”, ressaltou o desembargador Henrique Figueira.

Completam a lista de agraciados os(as) servidores(as) e colaboradores do TRE-RJ. São eles: o coordenador de Segurança Institucional da Secretaria-Geral da Presidência, coronel Eduardo Lopes, por ter garantido um pleito sem ocorrências criminais relevantes no estado do Rio; o coordenador de Engenharia da Secretaria de Serviços Gerais, Carlos José de Paiva Júnior, responsável pela reforma e restauração da nova sede do Tribunal; e a oficial de gabinete da Secretaria-Geral da Presidência, Fernanda Gomes, que liderou a Justiça Itinerante durante a campanha da biometria em 2024.

Autoridades presentes

Compuseram a mesa da solenidade junto com o presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Figueira; o corregedor regional eleitoral, desembargador Peterson Barroso Simão; o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro; a desembargadora eleitoral Daniela Bandeira de Freitas; o desembargador eleitoral Rafael Estrela Nóbrega; o desembargador estadual Claudio de Mello Tavares, eleito em 2025 para compor a Corte Eleitoral fluminense, e a procuradora regional eleitoral Neide Mara Cavalcanti Cardoso de Oliveira. 

Também estiveram presentes na cerimônia o secretário municipal de Governo, Felipe Santa Cruz; a deputada estadual Tia Ju; a vereadora Tânia Bastos; o presidente do Tribunal de Contas do Município, conselheiro Luiz Antonio Guaraná; e a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, Eunice Haddad.

A solenidade contou ainda com a presença dos ex-presidentes do TRE-RJ, desembargadores Elton Leme e João Ziraldo Maia; do desembargador estadual Fernando Marques Cabral Filho; do subprocurador-geral de Justiça Marcelo Marques; do subprocurador-geral do Estado do Rio de Janeiro, Joaquim Pedro Rohr, do subprocurador-geral do município do Rio de Janeiro, Carlos Raposo; do comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Santos; e do chefe da Assessoria de Relações Institucionais do CML, general de brigada Ernesto de Lima Gil.

50 anos do TRE-RJ

Além da entrega da medalha do Mérito Eleitoral, o Tribunal programou uma série de atividades para celebrar seus 50 anos de fundação, como uma exposição de fotografias de momentos históricos do TRE-RJ, da Justiça Eleitoral e da Democracia, o lançamento de um livro sobre a origem do Tribunal e momentos marcantes da sua trajetória. Para mais detalhes da comemoração dos 50 anos acesse a notícia TRE-RJ celebrará seus 50 anos de existência com extensa programação

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.