TRE-RJ recebe estudantes do Instituto Sorrindo para ação educativa sobre o processo eleitoral
Criado em agosto de 2023, o programa "Visita ao TRE" busca aproximar os jovens da Justiça Eleitoral
Nesta quinta-feira (12), 16 estudantes do Instituto Sorrindo, que atende jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down e diferentes quadros de deficiência intelectual, visitaram o Palácio da Democracia, nova sede do TRE-RJ. A visita foi organizada pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ) e faz parte do programa "Visita ao TRE".
Durante a atividade, as(os) estudantes participaram de uma palestra sobre cidadania, simularam uma sessão de julgamento como membros da Corte Eleitoral fluminense, encenaram uma campanha política e, no final, simularam uma eleição, com votação na urna eletrônica.
O grupo ainda acompanhou uma sessão real no Plenário e exploraram o Espaço de Memória Eleitoral Desembargador José Joaquim da Fonseca Passos, que preserva documentos históricos e modelos de urnas. A visita incluiu também um tour guiado pelo Grande Hall, onde os estudantes puderam observar os relevos artísticos e vitrais, além do cofre, no subsolo do Palácio da Democracia.
Flávia Fabres, idealizadora do Sorrindo, e Rafael Bezerril, psicólogo do instituto, destacaram a relevância de a visita ocorrer em um ano eleitoral. "Essa aproximação torna o processo eleitoral, tema que temos trabalhado nas aulas, mais concreto, facilitando a compreensão dos estudantes sobre o tema", explicou Flávia.
A diretora da EJE-RJ, desembargadora eleitoral Daniela Bandeira de Freitas, enfatizou a importância de aproximar os jovens, público-alvo do programa "Visita do TRE", da Justiça Eleitoral. "É crucial que os jovens conheçam o funcionamento da Justiça Eleitoral e seu papel fundamental na defesa da democracia", afirmou a magistrada.
Os estudantes receberam ainda as boas-vindas da equipe da Comissão de Acessibilidade e Inclusão (Cpai) e bateram um papo com a presidente da comissão, desembargadora eleitoral Tathiana Costa, e os servidores Márcio Lacerda, Juliana Avelar e Leticia Tufvesson Nunes.
Em edições anteriores, os estudantes puderam emitir a primeira via do título de eleitor e realizar o cadastramento biométrico. No entanto, devido ao fechamento do cadastro eleitoral, que aconteceu em 8 de maio, essas atividades não foram realizadas nesta edição do programa "Visita ao TRE". O cadastro será reaberto no dia 5 de novembro.