TRE-RJ institui Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica nas Eleições 2024

Urnas de 43 seções eleitorais passarão por auditoria nas eleições municipais deste ano

A imagem, em ângulo fechado, mostra uma urna eletrônica com uma tela e um teclado. A tela exibe ...

O Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) aprovou, em sessão realizada na modalidade Plenário Virtual, a resolução que dispõe sobre os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação. Para conduzir e organizar os trabalhos de auditoria, o mesmo normativo instituiu a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) do Tribunal, presidida pelo juiz Marcello de Sá Baptista, membro substituto do Colegiado.

De acordo com a resolução, no primeiro turno das eleições 43 seções eleitorais serão escolhidas na véspera do pleito para serem submetidas a uma das modalidades de auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas. 

Desse total, 29 urnas serão submetidas ao Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, realizado fora da seção eleitoral, durante o horário de votação, em local designado pela Cave até setembro. Dez urnas passarão pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, realizado na seção eleitoral, antes da abertura da votação. 

O TRE-RJ realizará também o Teste de Integridade com Biometria em urnas de quatro seções eleitorais. O local onde será realizada a auditoria com biometria será designado pela Cave até setembro. 

Caberá à Cave, entre outras competências, comunicar os partidos políticos sobre o local, a data e o horário onde serão realizados os sorteios das urnas a serem auditadas e verificadas. Partidos políticos e coligações, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, entre outros órgãos, poderão credenciar representantes para acompanhar os trabalhos da auditoria. 

Conheça os três tipos de auditoria

O Teste de Integridade acontece no mesmo dia e horário da votação regular e tem por objetivo demonstrar de forma simples e didática que o funcionamento da urna eletrônica está correto. No dia da votação, 33 urnas eletrônicas, que estavam prontas para a eleição e foram escolhidas na véspera, serão ligadas e funcionarão como se estivessem na seção eleitoral. 

O procedimento consiste em uma espécie de batimento, cujo objetivo é verificar se os votos registrados em cédulas de papel correspondem aos mesmos votos que serão digitados concomitantemente na urna eletrônica e no sistema de apoio à votação. Todo o procedimento é filmado, transmitido pela internet e auditado por uma empresa independente. Realizado desde 2002, nunca houve divergência entre os resultados da urna eletrônica e do sistema de apoio à votação.

O Teste de Integridade com Biometria, que acontecerá em quatro urnas eletrônicas de um local de votação escolhido pela Cave, segue o mesmo padrão de votação simulada do Teste de Integridade. Nesse caso, porém, a liberação da urna eletrônica para o voto é feita por meio da leitura da digital de um(a) dos(as) eleitores(as) registrados(as) na seção eleitoral da urna escolhida para auditoria. A participação do(a) eleitor(a) é voluntária.

Já o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, que será realizado em dez urnas, é realizado na seção eleitoral, antes do início da votação, e consiste na verificação dos resumos digitais dos sistemas eleitorais. O procedimento é realizado antes da impressão da zerésima, documento que mostra que todos os candidatos estão com votação zerada, e acompanhado pelo juiz eleitoral, Ministério Público e fiscais de partidos. Os resumos digitais mostram que os sistemas da urna eletrônica são os mesmos que foram abertos, compilados, assinados e lacrados pelo TSE.

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.