Novo recurso de áudio da urna eletrônica facilita a votação de deficientes visuais

Voz sintetizada Letícia tem sotaque do Rio e guiará eleitores(as) cegos(as) em todas as etapas da escolha dos(as) candidatos(as)

Descrição da imagem: A imagem mostra um homem sentado de costas, usando uma urna eletrônica. O h...

Nas eleições municipais deste ano, os 14.595 eleitoras e eleitores do estado do Rio de Janeiro que declararam ter deficiência visual poderão contar com um novo recurso de acessibilidade na hora de votar. A voz sintetizada Letícia será a guia de eleitores(as) cegos ou com baixa visão durante a votação. Todos os modelos de urna utilizados nas eleições municipais estarão equipados com a inovação, que garante o sigilo do voto e a autonomia das pessoas cegas ou com baixa visão. 

Ao entrar na seção eleitoral e se identificar, a pessoa deve comunicar a condição à equipe de mesárias e mesários. Os integrantes da mesa receptora habilitarão a urna para o voto e entregarão fones de ouvido para uso durante a permanência na cabine eleitoral.

Além de oferecer instruções básicas para dar início ao processo de votação, o que já era feito pelo antigo áudio da urna eletrônica, a Letícia informará o cargo habilitado para escolha no momento, os números digitados e o nome da candidatura escolhida.

Os teclados de todas as urnas eletrônicas dispõem, ainda, de sistema Braille e identificação da tecla 5, para auxiliar pessoas com deficiência visual no momento do voto. Outro recurso de acessibilidade, dessa vez voltado a eleitores(as) surdos, ou que tenham perda leve ou moderada de audição, é a apresentação de um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que informará na tela o cargo em votação.

Sotaque do Rio

A voz sintetizada Letícia foi criada em atenção a uma sugestão da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) e pertence à atriz, cantora e deficiente visual Sara Bentes, de Volta Redonda. Para chegar ao resultado final, Sara precisou gravar mais de 30 horas de leitura em um estúdio profissional. A partir dessa amostragem, foi formada a voz sintética.

Para passar a voz Letícia para a urna eletrônica, a Seção de Voto Informatizado do TSE utilizou o RHVoice, software livre criado por programadores cegos, que converte o texto em fala e funciona como uma espécie de ‘banco de vozes’ público. 

A ferramenta, já equipada com o modelo da voz Letícia, foi integrada à urna eletrônica para que as orientações sobre a votação e as escolhas realizadas no momento do voto (incluindo os nomes das candidaturas) fossem faladas para eleitoras e eleitores que utilizam o recurso de acessibilidade.

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.