TRE-RJ realiza evento de encerramento de ciclo da 2ª turma de capacitação em OKRs

Segunda turma foi composta por uma unidade administrativa e seis cartórios eleitorais

Tela do computador com o print da reunião on-line, em que aparece o rosto de sete servidoras e s...

A reunião de encerramento de ciclo da segunda turma de capacitação dos OKRS com representantes de seis cartórios e de uma unidade administrativa participantes, além de integrantes das áreas de planejamento estratégico e gestão de pessoas do Tribunal, foi realizada no último dia 15. Para a chefe da Seção de Gestão Estratégica (Segest), Letícia Feitosa, encerra-se uma etapa, mas o trabalho continua. “É importante ter ciclos avaliativos de comemoração, essa é a proposta dessa reunião, sentarmos e, juntos, conversarmos sobre o trabalho”, explica a servidora.

A capacitação faz parte do projeto de implementação da gestão por OKRS (sigla para a expressão em inglês Objectives and Key Results - objetivos e resultados-chave), promovido pela Coordenadoria de Planejamento Estratégico (Cplan). Batizado “Realize - Você faz o TRE-RJ”, o projeto teve início em junho de 2023 com a primeira turma de capacitação, integrada pela Secretarias de Gestão de Pessoas (SGP) e de Auditoria Interna (SAU), pela Ouvidoria, pela Coordenadoria de Planejamento Estratégico (Cplan) e pela Assessoria de Gestão de Riscos (Asgeri).

Integraram a segunda turma e participaram do encontro on-line representantes da Secretaria de Administração, da 9ª Zona Eleitoral (Barra da Tijuca), da 37ª Zona Eleitoral (São João da Barra), da 93ª Zona Eleitoral (Barra do Piraí), da 148ª Zona Eleitoral (Magé), da 169ª Zona Eleitoral (Higienópolis) e da 233ª Zona Eleitoral (Padre Miguel).

Objetivos construídos

Durante a reunião, as(os) participantes falaram sobre o desenvolvimento do trabalho. A chefe da 9ª ZE, Tatiane Cardozo, por exemplo, explicou que o seu objetivo é conseguir 100% de mesárias e mesários voluntários. “A implementação do OKR foi extremamente proveitosa porque conseguimos ‘tirar do papel’ um projeto antigo que era o de organizar e incrementar o quadro de voluntários desta zona, mas que não sabíamos por onde nem como começar”, avalia a chefe, que atualmente está com 65% de mesárias(os) voluntárias(os).

O chefe da 37ª ZE, Pedro Rocha Pimentel, também falou sobre a experiência de implantação de OKRS no cartório: “Como já tínhamos um projeto próprio da unidade para criar uma melhor organização interna para a realização das eleições, aproveitamos a participação nesse piloto para usar dessa ferramenta para alcançar nossos objetivos”, disse. Pedro enfatizou que o projeto evoluiu muito bem com a implementação dos OKRs, “proporcionando uma divisão de tarefas e responsabilidade dentro da equipe, além de acompanhamento constante para compartilhar a evolução do nosso objetivo”.

Já a chefe da Seção de Inteligência de Dados Estratégicos (Sedest), Claudeci Oliveira, que integra a área de planejamento do Tribunal, aproveitou para passar quatro dicas para que o Tribunal esteja sempre buscando a excelência. “Devemos apoiar as novas ideias, não temer se desafiar, não temer errar e, por fim, começar por projetos pilotos em grupos relativamente pequenos, como está sendo feito com essa metodologia de trabalho”, orientou a servidora.

Próximos passos

A expansão do projeto ficará suspensa este ano por conta da proximidade das eleições municipais, explicou Letícia Feitosa, chefe da Segest. “Não podemos desconsiderar que esse é um momento no qual há um aumento considerável de trabalho na Justiça Eleitoral, no entanto, vamos retomar a expansão em 2025”.

A Administração pretende incluir a metodologia OKRS na construção do próximo plano estratégico do TRE-RJ, que está previsto para acontecer em 2025. “A ideia é expandir essa metodologia utilizando-a na construção de todos objetivos estratégicos do Tribunal que serão construídos no próximo Plano Estratégico”, adiantou o coordenador de Planejamento Estratégico, Robson Sobrinho.

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido