Ouvidorias do TRE-RJ e MP-RJ reúnem-se para debater medidas de combate à violência política de gênero
Compartilhamento de informações, promoção de eventos de sensibilização e participação em capacitações foram algumas das ações propostas

Nesta terça-feira (2), a ouvidora da Mulher e ouvidora-geral substituta do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargadora eleitoral Kátia Junqueira, reuniu-se com o ouvidor do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), procurador Augusto Vianna Lopes, e com a coordenadora da Ouvidoria da Mulher do MPRJ, a promotora de justiça Dina Maria Furtado de Mendonça Velloso. Durante a reunião, foram discutidas medidas de prevenção à prática de crimes eleitorais, especialmente aqueles ligados à violência política de gênero e assédio eleitoral.
Entre as ações propostas estão o compartilhamento de informações, o mapeamento georreferenciado dos delitos eleitorais, a promoção de eventos de sensibilização com candidatas(os) e partidos, além da realização de capacitações. Os representantes das ouvidorias abordaram temas como candidaturas fictícias, fake news, abuso de poder religioso, assim como a atuação das milícias no processo eleitoral.