TRE-RJ participa de mutirão para atendimento à população em situação de rua

Evento PopRuaJud reúne diversos órgãos públicos para a prestação de serviços básicos, como emissão de documentos, até quarta-feira (14)

Atendimento no estande do TRE-RJ durante o evento PopRuaJud

Nesta terça-feira (12), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) atendeu 130 pessoas, no primeiro dia do mutirão PopRuaJud, na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, no Centro. A atividade tem como principal público alvo as pessoas em situação de rua. A Justiça Itinerante do TRE-RJ, com oito guichês de atendimento, funcionará no local até quarta-feira (14), das 8h às 15h, para prestar serviços diversos, como emissão de título de eleitor e regularização da situação eleitoral.

Pessoas de diversas localidades da Capital aproveitaram a ocasião para requerer documentos à Justiça Eleitoral fluminense. Moradora de Santa Cruz, na Zona Oeste, a vendedora ambulante Débora Pereira Dias, de 37 anos, que trabalha nas ruas de Botafogo, trouxe o filho, Gabriel, de 18, para fazer o alistamento eleitoral, condição exigida para obter o certificado de reservista.

"Já tinha comparecido ao Exército e agora vim à Justiça Eleitoral para tirar o título", explicou o rapaz. Já Débora não perdeu a chance de regularizar o título, cancelado havia mais de 20 anos. "Pretendo votar nas próximas eleições", afirmou.

A conveniência de solicitar diversos serviços em um mesmo local também motivou pessoas como Tauan Rosa, 27 anos, a comparecer ao evento. Morador de Triagem, Zona Norte, ele estava no Centro quando soube da realização do PopRuaJud. "Vim correndo para cá", disse.

Além da primeira via do título eleitoral, Tauan tirou a carteira de identidade e o CPF, em outros estandes do evento. "Resolvi minha vida em poucas horas. Fui morador de rua durante anos, e agora estou com uma residência fixa", celebrou.

Flávio do Carmo, de 36 anos, morador da região central do Rio, que não votava havia mais de 10 anos, aproveitou a oportunidade para regularizar o título eleitoral. "Agora, pretendo me registrar no CadUnico e obter o Bolsa Família", disse. Para ele, o evento facilitou a decisão de buscar benefícios sociais. "Já pretendia regularizar meus documentos, mas estava com dificuldades financeiras. Aqui, não precisei pagar multa", comemorou.

1/ Galeria de imagens

Mutirão PopRuaJud

Organizada pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), a ação faz parte da Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Entre as instituições participantes estão órgãos como Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), INSS e Caixa Econômica Federal.

Além dos serviços eleitorais, os participantes poderão acessar outros serviços gratuitos, como emissão e localização de certidões de nascimento, casamento e óbito; registros tardios de nascimento; emissão de carteira de identidade, certificado de reservista; emissão e regularização de CPF e inscrição no CadÚnico, entre outros. No evento também são fornecidos, de forma gratuita, alimentação, corte de cabelo, banho, serviços de saúde, dentista e atendimento aos animais de estimação.

Mais de 30 servidoras e servidores do TRE-RJ participaram da atividade. Representantes da 204ª e da 156ª Zonas Eleitorais, da Presidência, da Vice-Presidência e Corregedoria Regional, da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica, da Diretoria-Geral, da Polícia Judiciária, Seção de Jornalismo, Seção de Provisões e Equipamentos, Seção de Suporte e Infraestrutura, e Seção de Manutenção Predial e Equipamentos atuaram diretamente no evento.

Justiça Eleitoral Itinerante

Essa foi a quinta ação social que contou com a participação da Justiça Eleitoral Itinerante do TRE-RJ este ano. O Tribunal já havia participado do "Projeto Conexões", na Rocinha, da Semana Nacional do Registro Civil "Registre-se", no Centro do Rio, do "Justiça Itinerante levando cidadania", no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, e também da ação social promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) em Jacarepaguá, Zona Oeste da Capital.

Além da participação em ações sociais, o TRE-RJ disponibiliza os mesmos serviços, em atendimento presencial regular, realizado nas Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) e cartórios eleitorais, de segunda a sexta, das 11h às 17h.
De acordo com a legislação vigente, eleitoras e eleitores só podem realizar alterações no cadastro eleitoral até 150 dias antes da eleição. Assim, para o pleito de 2024, a data limite é oito de maio.

Os serviços prestados pela Justiça Eleitoral também encontram-se disponíveis de forma digital. Basta acessar o site do TRE-RJ, na aba "Atendimento on-line". Informações adicionais podem ser obtidas por meio do Disque TRE-RJ (21) 3436-9000, que funciona de segunda a sexta, das 11h às 19h.


Serviço: Mutirão PopRuaJud

Dia: 13 e 14 de setembro
Horário: das 8h às 15h
Local: Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro
Endereço:Avenida República do Chile 245, Centro.

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido