Rio Bonito recebe a Semana do Jovem Eleitor

Pela primeira vez, estudantes poderão fazer o alistamento eleitoral nas quatro escolas atendidas pelo projeto

Descrição da imagem: À esquerda, uma jovem negra, sorrindo, segura um caderno. Ao lado, o texto ...

A Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ) promoverá palestras e oficinas sobre a importância do voto em quatro escolas públicas do município de Rio Bonito, no Leste Fluminense. A Semana do Jovem Eleitor ocorrerá entre os dias 24 e 29 de março e, pela primeira vez no estado, será possível emitir o título eleitoral nas próprias instituições de ensino durante o evento para quem tiver a partir de 16 anos.

Na próxima sexta-feira (24), a Semana do Jovem Eleitor estará no C.E Antônio Lopes, a partir das 8h, e no C.E Dirceu Rodrigues da Costa, às 13h30. Já no dia 27 de março, será a vez das alunas e alunos do C.E Desembargador José Augusto Coelho, às 7h. No dia 29, as atividades irão ocorrer a partir das 8h se estendendo até à tarde no C.E José Matoso Maia Forte.

O servidor da EJE-RJ, Ramon Castellano, explica que serão realizadas palestras e rodas de conversa sobre democracia, cidadania e participação política. "O intuito da ação é fomentar a promoção de uma cultura que valorize a democracia, bem como suscitar nos jovens o interesse pela participação política", afirmou o servidor.

Após as conversas, será realizada uma votação simulada, com urnas eletrônicas, e as alunas e os alunos poderão tirar a primeira via do título. "Colocaremos à disposição uma estrutura para quem, após a realização das palestras e oficinas, tiver se sensibilizado e quiser se alistar", explicou Ramon. Quem fizer o alistamento não precisará posteriormente solicitar pelo site do TRE-RJ ou comparecer ao cartório eleitoral.

O município de Rio Bonito foi escolhido para receber a iniciativa por possuir apenas 26,35% de jovens entre 15 e 17 anos alistados, um dos menores índices do estado, em comparação ao 36,51% da média estadual. A intenção da EJE-RJ é atingir nesta ação 600 alunas e alunos nessa faixa etária, que é qualificada ao voto facultativo. A EJE-RJ irá acompanhar o impacto da iniciativa no alistamento eleitoral da região, até o fechamento do cadastro eleitoral, em maio de 2024.

icone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Icone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido