Escolas do interior e da Região Metropolitana recebem ações do programa "TRE Vai à Escola"

Atividades educativas foram realizadas em 16 colégios e reuniram mais de mil estudantes

Numa sala de aula, em primeiro plano, sentados e de costas, estudantes da Escola Municipal Aquin...

O TRE-RJ realizou nos últimos dias ações do programa "TRE Vai à Escola" em 16 colégios da Região Metropolitana e do interior do Rio de Janeiro. As ações, lideradas por juízes de Zonas Eleitorais, alcançaram mais de mil estudantes em todo o estado.

Nesta quinta-feira (30), o chefe da 155ª Zona Eleitoral, Rodrigo Pereira, palestrou no Ciep 112 Monsenhor Solano Dantas de Menezes, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A ação, que teve como tema a importância do voto, foi acompanhada por 40 estudantes, que tiveram a oportunidade de interagir com a urna eletrônica.

Nesta quarta-feira (29), o programa visitou Araruama, na Região dos Lagos. O juiz da 92ª Zona Eleitoral, Eric Fernandes, conduziu as atividades no Colégio Professor Fernando Moreira Caldas, onde 71 estudantes participaram das atividades educativas.

Também nesta quarta-feira (29), estudantes do Centro Educacional São Francisco, em Conceição de Macabu, no Norte Fluminense, receberam a palestra "Justiça Eleitoral: por quê? pra quê? para quem?". A atividade foi ministrada pelo juiz eleitoral Wycliffe Couto, da 51ª Zona Eleitoral. A palestra foi acompanhada por 37 estudantes. Após a conversa, os(as) jovens manusearam uma urna eletrônica durante a oficina de votação simulada.

Nesta terça-feira (28), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, 30 estudantes da Escola Municipal Aquino de Araújo assistiram palestra sobre democracia, cidadania e direitos políticos. A atividade foi conduzida pelo juiz eleitoral Valmar Gama de Amorim, da 78ª da Zona Eleitoral, as(os) estudantes também participaram de votação simulada com urna eletrônica.

Já na quarta-feira (24), o juiz da 241ª Zona Eleitoral, Rafael Lupi, esteve na Escola Municipal Ginásio Professor Ari Marques Pontes, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. O magistrado palestrou para 40 estudantes sobre democracia. Após a apresentação, os(as) jovens participaram de uma oficina de votação simulada, com urnas eletrônicas.

No mesmo dia, o juiz da 109ª Zona Eleitoral, Josué Ferreira, e a juíza eleitoral Suzane Macedo, da 254ª Zona Eleitoral, estiveram juntos no Colégio de Aplicação de Macaé, na Região Norte Fluminense, e falaram para 100 estudantes. Na atividade, a maioria dos jovens teve seu primeiro contato com a urna eletrônica.

1/ Galeria de imagens

Na quinta-feira (23), o programa "TRE Vai à Escola" atendeu estudantes de quatro cidades, São João de Meriti e Nova Iguaçu, ambas localizadas na Baixada Fluminense, e Araruama, na Região dos Lagos, e Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense. Em São João de Meriti, a juíza eleitoral Patricia Cogliatti, da 187ª Zona Eleitoral, visitou a Escola Municipal Virgílio Machado, na qual falou sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral.

Em Nova Iguaçu, o programa esteve no Colégio Estadual Dom Adriano Hipólito. A juíza eleitoral Simone Lopes, da 27ª Zona Eleitoral, palestrou sobre democracia e importância do voto. Em Araruama, na Região dos Lagos, a ação aconteceu no Colégio Estadual SGT PM Antônio Carlos Oliveira de Moura, o juiz eleitoral Eric Fernandes, da 92ª Zona Eleitoral, foi o responsável por conduzir as atividades.

Em Bom Jesus do Itabapoana, a juíza eleitoral Isabela Guimarães, da 95ª Zona Eleitoral, esteve no Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo para falar sobre democracia e importância do voto.

Ao todo, as atividades nas quatro cidades reuniram 285 estudantes. Após cada palestra, os(as) jovens tiveram a oportunidade de manusear urna eletrônica durante uma oficina de votação simulada.

Na quarta-feira (22), as atividades foram realizadas no Centro Escolar Macabu, na cidade de Conceição de Macabu, no Norte Fluminense. A atividade teve a participação de 42 estudantes. O juiz da 51ª Zona Eleitoral, Wycliffe Couto, conduziu as ações educativas.

No dia 17, o programa "TRE Vai à Escola" visitou dois estabelecimentos de ensino: um na Capital e um no interior do estado. Em Macaé, no Norte Fluminense, a ação aconteceu no Colégio Souza, onde o juiz eleitoral Josué Ferreira, da 109ª Zona Eleitoral, e a juíza eleitoral Suzane Macedo, da 254ª Zona Eleitoral, palestraram para estudantes. Na Capital, o chefe da 5ª Zona Eleitoral (Copacabana), Paulo Eduardo Freire, e o servidor Ney Anderson Fonseca estiveram no Colégio e Curso Pensi para conversar sobre o alistamento eleitoral. Ao todo, as duas palestras reuniram 36 estudantes no interior e na Capital.

No dia 14, em Olaria, bairro da Zona Norte, 40 jovens da Escola Municipal Clóvis Beviláqua receberam palestra da juíza da 21ª Zona Eleitoral, Márcia Quaresma.

Já no dia 9, em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, a juíza eleitoral Isabela Guimarães, da 95ª Zona Eleitoral, esteve no Instituto Federal Fluminense (IFF) e na ONG Sociedade de Amparo ao Menor Luizinho Teixeira. A magistrada conversou com os(as) jovens sobre democracia e a importância do voto. As duas ações reuniram 180 estudantes.

Em outubro, o programa esteve em Rio Claro, no Sul Fluminense, a ação aconteceu no Colégio Estadual Fagundes Varela, com o juiz da 108ª Zona Eleitoral Cláudio Ferreira Rodrigues, o evento foi realizado no dia 4 e atendeu 100 estudantes.

Também foram realizadas novas ações do programa “Eleitor do Futuro". No dia 10, em Volta Redonda, no Sul Fluminense, a chefe de cartório Carina Alvarenga Palmeira, da 90ª Zona Eleitoral, conduziu as atividades socioeducativas no Centro Educacional Jardim Amália, para 125 estudantes de turmas do quinto ano do Ensino Fundamental.
Ainda em Volta Redonda, neste sábado (2), o analista judiciário Ary Jorge Aguiar, da 90ª Zona Eleitoral, esteve na Escola Municipal Graciema Coura. O servidor participou do sábado letivo da escola ministrando palestra sobre cidadania para 80 crianças de turmas do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental.

ícone mapa
Sede Nova - Palácio da Democracia
Rua da Alfândega, 42 - Centro
CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Sede Antiga
Av. Presidente Wilson, 194/198 - Centro
CEP 20.030-021 - Tel: (21) 3436-9000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido