Programa “TRE vai à Escola” esteve em quatro colégios esta semana
Magistrados(as) falaram sobre a democracia e importância do voto

As ações do programa “TRE vai à Escola” desta semana foram acompanhadas por mais de 300 estudantes. Nesta quinta-feira (17), a juíza da 188ª Zona Eleitoral, Denise de Araujo Capiberibe, falou sobre democracia e a importância do voto para 120 alunos da Escola Municipal João Marques dos Reis, em Brás de Pina, Zona Norte do Rio. Os jovens ainda participaram de uma oficina com urna eletrônica, onde foi realizada uma eleição simulada.
Ainda nesta quinta, 50 alunos do Colégio Estadual Maurício de Abreu, em Sapucaia, Região Sul-Fluminense, conversaram com o juiz Luiz Olímpio Mangabeira Cardoso, da 61ª Zona Eleitoral, sobre cidadania. Os jovens de Sapucaia também puderam participar de uma eleição simulada.
O programa da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RJ) atendeu ainda outras três escolas da Capital. Na quarta-feira (16), o juiz Jansen Amadeu do Carmo Madeira, titular da 122ª Zona Eleitoral, falou para 60 alunos do Ciep 223 - Olympio Marques dos Santos, em Santíssimo, Zona Oeste da Capital, sobre os três poderes e o processo eletrônico de votação.
Já na terça (15), a juíza Maria Paula Gouveia Galhardo, da 119ª Zona Eleitoral, conversou com cerca de 70 estudantes da Escola Municipal Almeida Garrett, na Barra da Tijuca, que também participaram de uma eleição simulada com urna eletrônica. Por fim, no dia 8 de agosto, mais de 40 estudantes do Colégio Santa Mônica, na Taquara, acompanharam a palestra da chefe do cartório da 182ª Zona Eleitoral, Lessandra Costa de Carvalho Ávila, sobre o exercício da cidadania. As duas escolas ficam na Zona Oeste.
No interior, o programa também foi realizado em escolas dos municípios de Carmo, na Região Serrana, e Paty do Alferes, na Região Centro-Sul. A juíza Amanda Ferraz Queiroz, da 48ª Zona Eleitoral, conversou com 140 estudantes do Colégio Estadual Ribeiro de Avellar, em Paty do Alferes, no dia 9 de agosto, sobre a importância da Justiça Eleitoral. No município da Região Serrana, a palestra foi do juiz Carlos André Lahmeyer Duval, da 102ª ZE, no dia 10 e contou com a participação de quase 40 jovens do colégio Resolve.