Programa de Desenvolvimento de Lideranças do TRE-RJ capacita mais de 30 gestoras(es)
Atividade foi realizada em parceria com a Fundação Dom Cabral, nas dependências do CCJE

Gestoras e gestores de diferentes unidades do TRE-RJ estiveram reunidos por três dias na semana passada, em período integral, nas dependências do Centro Cultural Justiça Eleitoral (CCJE), para debater temas como execução da estratégia, visão sistêmica e liderança estratégica. A imersão no prédio histórico, antiga sede do Tribunal, faz parte da segunda fase do Programa de Desenvolvimento de Lideranças, promovido pela Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro, em parceria com a Fundação Dom Cabral. A instituição mineira é reconhecida pelo ranking educacional do diário britânico Financial Times como uma das dez melhores instituições de educação executiva do mundo.
O Programa de Desenvolvimento de Lideranças do TRE-RJ foi iniciado em 2024, com uma inspiradora palestra do professor Zeca de Mello, aberta a todos os servidores e transmitida on-line. Nesta segunda etapa, 34 gestoras e gestores tiveram acesso a uma programação desenvolvida exclusivamente para as necessidades e os desafios do TRE-RJ. Profissionais do mercado de educação executiva fizeram apresentações, reflexões, exercícios e exibiram modelos teóricos de dilemas reais, que desafiaram os gestores a buscar alternativas com base na estratégia de negócio e a enxergar o Tribunal de modo integrado e colaborativo.
Durante as atividades, foram debatidos estilos de liderança, diferenças entre liderança e gerência, além de feitas simulações de cenários de crise e de oportunidades que demandavam pronta-resposta.
Diretora-geral do TRE-RJ, Eline Iris entende que a capacitação aproximou áreas internas que têm baixa interação, fortalecendo a visão sistêmica, e destaca a possibilidade de um salto de qualidade na administração do Tribunal. "Esse é um ano não eleitoral, o que favorece atividades de capacitação. Estamos com foco intenso na preparação dos gestores e sucessores, e tenho certeza de que as ferramentas e as reflexões proporcionadas neste período farão muita diferença no cotidiano do Tribunal, aprimorando nossa cultura interna e melhorando nossas práticas como um todo", avalia.
O Plano de Desenvolvimento de Lideranças é coordenado pela Secretaria de Gestão de Pessoas do TRE-RJ, que o realiza por meio da Seção de Educação Coorporativa (Sedcor/SGP).