Eleições 2022: Urnas eletrônicas começam a ser preparadas para a votação

No estado do Rio de Janeiro, mais de 40 mil urnas passarão pelas etapas da preparação

Regra vale a partir de sábado (17)

A Justiça Eleitoral fluminense dá início, nesta segunda-feira (19), à fase de preparação das cerca de 40 mil urnas eletrônicas, entre urnas de seção e de contingência, que serão usadas no primeiro turno das Eleições 2022 em todo o estado. O cronograma com as datas e horários das cerimônias públicas de preparação e lacração das urnas está disponível no site do TRE-RJ.

Na primeira etapa da preparação das urnas são instalados o sistema operacional, programas e os dados de candidatas, candidatos, eleitoras e eleitores, utilizando-se as mídias que foram geradas previamente. Já na segunda etapa, são realizados testes de votação por amostragem. Nesses testes, emite-se a zerésima, seguida de uma votação simulada e, depois, imprime-se o boletim de urna.

Após a preparação das urnas, todas as portas de acesso físico e compartimentos internos são lacrados. Os lacres utilizados nessa etapa são produzidos pela Casa da Moeda e possuem propriedades químicas que impedem qualquer tentativa de violação. Após a cerimônia de lacração, as urnas são armazenadas em local designado pelo TRE-RJ para, posteriormente, serem transportadas para os locais de votação. 

As mídias utilizadas na preparação das urnas eletrônicas começaram a ser geradas pelas zonas eleitorais do estado do Rio de Janeiro na última quinta-feira (15).

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido