Eleições 2022: mais de 150 locais de votação da Capital terão pranchas de comunicação alternativa

Projeto-piloto visa ampliar a acessibilidade do processo de votação

Prancha de comunicação alternativa que será utilizada nas seções eleitorais, a imagem mostra o p...

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) disponibilizará pranchas de comunicação alternativa em 177 locais de votação da Capital. A prancha de comunicação alternativa é uma placa com imagens explicativas, que amplia o repertório comunicativo e permite outras formas de se comunicar além da fala. 

No caso das pranchas usadas nas seções eleitorais, as imagens abordarão cada etapa do processo de votação.  Ela pode ser utilizada no atendimento de pessoas com deficiência ou com dificuldade de comunicação e amplia a acessibilidade.

Para o projeto-piloto foram escolhidos os locais de votação dos seguintes bairros: Bairro de Fátima, Botafogo, Catete, Copacabana, Cosme Velho, Flamengo, Gávea, Glória, Humaitá, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, Lapa, Laranjeiras, Leblon, Leme, Santa Teresa, São Conrado, Urca, além de Rocinha e Vidigal. A relação dos locais de votação do estado pode ser consultada no site do TRE-RJ.

As pranchas de comunicação alternativa serão afixadas do lado de fora da seção eleitoral, ao lado da porta. Ao perceberem a chegada de pessoa com dificuldade de comunicação, mesárias e mesários deverão utilizar a prancha para facilitar o processo de votação da eleitora ou do eleitor.

Esse é o primeiro projeto desenvolvido pelo Laboratório de Inovação do TRE-RJ (LIODS-RJ) e é fruto de uma parceria do Tribunal com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

icone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Icone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido