Laboratório de Inovação

Banner Liods RJ
O logotipo do eLaboraRIO é escrito em azul. A letra "o" da palavra "Elabora" é formada pelo símbolo que representa um conjunto de moléculas em dois tons de azul. Abaixo, a palavra "Rio" está escrita com uma fonte caligráfica em tom de azul claro e representa a leveza e fluidez das ondas.
"Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples. Na verdade, maior elogio que uma inovação pode receber é haver quem diga: Isto é óbvio! Por que não pensei nisso antes?"
(Peter Drucker)


Nossa História

 

O Laboratório de Inovação do TRE-RJ, instituído pelo Ato GP Nº 230/2021tem o objetivo de promover a exploração de novas ideias e o alcance de soluções colaborativas e inovadoras, por meio da aplicação de métodos disruptivos, com a finalidade de contribuir para o aprimoramento dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral fluminense e da gestão administrativa e governança institucional.

Desta forma, o laboratório surge da necessidade de criar condições favoráveis para que a inovação ocorra no Tribunal, produzindo um ambiente colaborativo para a experimentação de novas ferramentas e práticas, no qual os servidores de todas as áreas podem contribuir com ideias e com o desenvolvimento de ações inovadoras que produzirão ganhos para os usuários internos e externos.

Para saber mais sobre o Laboratório de Inovação do TRE-RJ, criamos uma publicação sobre o processo de criação do LIODS.

 


 Composição

 

A Portaria DG nº 112/2022 designou a Equipe do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro -LIODS-RJ, cuja composição segue abaixo:

Nome Unidade
Robson Alves de Oliveira Sobrinho Coordenadoria de Planejamento Estratégico (CPLAN)
Patrícia Ferraro de Avellar Coutinho Assessoria de Planejamento de Eleições (ASPLEL)
Claudeci Elias Siqueira de Oliveira Seção de Inteligência de Dados Estratégicos (SEDEST)
Augusto Cesar Mazza Canedo Seção de Inteligência de Dados Estratégicos (SEDEST)
Márcio de Oliveira Lacerda Seção de Planejamento e Treinamento (SEPLAT)
Caroline Pereira de Oliveira Seção de Inteligência de Dados Estratégicos (SEDEST)
Renata Araújo Sodré da Silva Seção de Desenvolvimento de Iniciativas Estratégicas (SEDINE)
Abelardo Vilela de Assis Assessoria de Planejamento de Eleições (ASPLEL)


Competências do LIODS-RJ:

 

  • identificar problemas ou necessidades de impacto institucional passíveis de solução por meio da aplicação de metodologias de inovação, que conduzam à criação de novos produtos, serviços e processos de trabalho, ou à melhoria dos já existentes;
  • propiciar a construção de soluções, mediante métodos inovadores, ágeis e práticas colaborativas, que envolvem pesquisa, exploração, ideação, realização de pilotos, prototipagem e testes estruturados, para problemas ou necessidades relacionadas às atividades da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro;
  • disseminar a cultura da inovação, por meio do incentivo a pesquisas e estudos e da divulgação de oportunidades de participação em eventos e treinamentos sobre a temática da inovação promovidos por outros órgãos e entidades dos setores público e privado;
  • promover a interlocução com os Laboratórios de Inovação da Justiça Eleitoral e do Poder Judiciário e com as demais instâncias integrantes da Rede de Inovação do Poder Judiciário;
  • divulgar as atividades desenvolvidas pelo laboratório na intranet e no sítio eletrônico do TRE-RJ na internet.

Contato:


liods-rj@tre-rj.jus.br

Atualmente, temos os seguintes projetos em andamento em nosso laboratório:

PROJETOS EM ANDAMENTO

Projetos

Descrição Apresentação
Desenvolver Visando minimizar o impacto do alto volume de demanda de TI a fim de gerar espaço para atender as demandas operacionais, o projeto pretende descentralizar as demandas, criando uma lista operacional. Link para ver a apresentação do projeto.
Acessibilidade ao exercício do voto Elaboração de Prancha de comunicação alternativa direcionada a idosos , analfabetos , e pessoas com deficiência auditiva , cognitiva e intelectual a ser afixada na porta de todas as seções eleitorais Link para ver a apresentação do projeto

Nosso banco de inovações conta com as seguintes propostas de projeto desenvolvidas a partir de entrevistas com as unidades demandas e o uso de ferramentas de Design Thinking:

BANCO DE INOVAÇÕES

Ideia

Descrição

Apresentação

Melhoria da trilha de informações sobre os RAEs

Esta solução tem o objetivo de criar uma linha do tempo gráfica, com informações simples e claras, contendo todos os movimentos pelos quais o requerimento do eleitor tramita. Além disso, o eleitor terá a possibilidade de escolher o canal que gostaria de receber as informações.

Link para ver mais detalhes da ideia.

Fornecimento de resposta única ao eleitor A proposta de solução para o problema de negócio é implantar Inteligência Artifical no E-título de modo que ele possa ser o principal canal de comunicação e atendimento do cliente externo. Link para ver mais detalhes da ideia.
Atender solicitações de pessoal por Chatbot

Criar canal de comunicação via chat com bot que realize o primeiro atendimento, com respostas a perguntas frequentes. Em caso de não atendimento da solicitação, o próprio bot apresentaria o link do "Fale com a GP".

Link para ver mais detalhes da ideia.
Organização de Forças Tarefas para as Eleições Instituir uma Comissão Multidisciplinar de Força Tarefa formada por servidores previamente designados com atribuição de planejar , coordenar e monitorar os trabalhos relacionados a atividades sazonais que demandem uma força de trabalho maior e com mais especialidade. Link para ver mais detalhes da ideia.

Ato GP nº 230/2021

Institui o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro – LIODS-RJ.

Portaria DG nº 112/2022

Designa servidoras e servidores para compor Equipe do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - LIODS-RJ

Resolução CNJ nº 395/2021

Institui a Política de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário.

Portaria TSE n. 747/2020

Institui o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Justiça Eleitoral.