TRE-RJ realiza reunião com partidos para tratar do registro de candidatura e propaganda eleitoral

Orientações sobre as Eleições 2022 incluíram canais de denúncia e cartilhas

No Plenário do TRE-RJ, sentado ao centro, o presidente do Tribunal, desembargador Elton Leme de ...

Representantes dos diretórios estaduais de partidos políticos reuniram-se, nesta sexta-feira (24), com o presidente do TRE-RJ, desembargador Elton Leme, a coordenadora estadual da fiscalização da propaganda eleitoral no Rio de Janeiro, juíza Maria Paula Galhardo, o juiz da fiscalização da propaganda na internet, Bruno Bodart, e a juíza designada para auxiliar nos trabalhos relativos aos registros de candidaturas, Rose Marie Pimentel Martins. Realizado na sede do Tribunal, o encontro marcou a abertura de diálogo direto da Corte com os partidos sobre as eleições gerais deste ano. 

"Nosso objetivo é orientar sobre os procedimentos relacionados ao registro das candidaturas e à fiscalização da propaganda eleitoral", afirmou o presidente do TRE-RJ, desembargador Elton Leme, na abertura da reunião. "Pretendemos explicitar, de forma clara, os critérios já estabelecidos no âmbito da Justiça Eleitoral, que seguiremos com rigor, sem guinadas", complementou. O magistrado destacou ainda que o Tribunal estaria sempre "à disposição dos partidos para esclarecer quaisquer dúvidas".

Responsável por auxiliar o registro de candidaturas, a juíza Rose Marie tratou dos principais prazos, convenções, procedimentos relevantes e as alterações na lei de improbidade. Ela destacou que, pela primeira vez, haverá intimação oficial pelo aplicativo de mensagens WhatsApp e solicitou aos partidos que não deixem o envio do pedido de registro para o final do prazo, que se encerra pela internet às 8h de 15 de agosto, e às 19h do mesmo dia,  de forma física, por meio do protocolo do Tribunal. Ela alertou ainda que o prazo de validade das certidões exigidas será de 60 dias.

Em seguida, a coordenadora estadual da fiscalização da propaganda, juíza Maria Paula Galhardo, destacou o esforço de uniformização de procedimentos. "Nossa preocupação é com um tratamento igualitário das candidatas e candidatos", ressaltou. A magistrada citou os canais disponíveis para denúncia de propaganda eleitoral: o Disque-Denúncia (2253-1177), o sistema e-denúncia, no site do TRE-RJ,e o sistema Pardal, do Tribunal Superior eleitoral.

"Toda a população deve auxiliar na fiscalização do processo eleitoral. Pelos canais de denúncia, de forma anônima, podem nos informar sobre irregularidades e combater a desinformação", complementou a magistrada.

Já o responsável pela fiscalização da propaganda internet, juiz Bruno Bodart, falou sobre as regras de impulsionamento e a impossibilidade de compra de cadastro de eleitores e do "disparo em massa". O magistrado também explicou, em linhas gerais, o que pode e o que não pode ser feito no período pré-campanha, até o dia 15 de agosto, e no período oficial de propaganda eleitoral, a partir de 16 de agosto.

"Se a irregularidade estiver relacionada ao conteúdo de uma propaganda eleitoral, o partido deve entrar com uma representação, porque, nesse caso, é necessário um processo judicial", disse o magistrado. "Mas se a irregularidade estiver relacionada ao meio, forma ou origem da propaganda, a fiscalização pode atuar imediatamente, de forma administrativa, por meio do seu poder de polícia", explicou o juiz Bruno Bodart.

Cartilhas

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro elaborou cartilhas didáticas, para o público em geral, sobre registro de candidatura e fiscalização da propaganda. As cartilhas sobre propaganda eleitoral nas ruas, rádio e televisão e a específica sobre fiscalização da propaganda na internet já estão disponíveis no site do Tribunal. Elas fornecem a compreensão das condutas a serem adotadas pelas partes que participam de uma eleição.

A cartilha sobre as normas do registro de candidatura será disponibilizada na internet na próxima semana. "Acreditamos que esse material será de muita importância como ferramenta para orientar candidatas, candidatos e representantes dos partidos", avaliou a juíza Rose Marie Pimentel.

O inédito projeto "Campanha Limpa", do TRE-RJ, também foi abordado na reunião. Com o objetivo de aprimorar a identificação de práticas ilícitas na captação e no emprego de verbas públicas ou privadas utilizadas nas campanhas eleitorais, a Coordenadoria de Fiscalização da Propaganda Eleitoral e a Assessoria de Contas Eleitorais e Partidárias irão trabalhar de forma conjunta. As informações obtidas a partir de indícios e provas geradas nas operações e denúncias investigadas pelas equipes de fiscalização serão repassadas à auditoria das prestações de contas de campanha .

Sustentabilidade

No final do encontro, a chefe da Seção de Desenvolvimento Estratégico Sustentável, Isabela Feijó, alertou os representantes partidários sobre a importância da destinação ambientalmente correta dos materiais de campanha. "Pedimos que os partidos se preocupem com as sobras de materiais de propaganda, destinando-as a cooperativas ou associações de catadores", ressaltou. As agremiações partidárias receberão ofício da Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral com orientações sobre o tema. 

Também participaram da reunião o juiz auxiliar da Presidência, Marcel Laguna Duque Estrada; o juiz auxiliar da Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral, Rudi Baldi Loewenkron; a diretora-geral do TRE-RJ, Eline Iris; a chefe de Gabinete da Presidência, Mariana Figueiredo Correa; a secretária judiciária Ana Luiza Claro; a assessora administrativa do Gabinete da Presidência, Sônia Cristina Sousa; e a secretária da Vice-Presidência, Lisia Alves Baganha.

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.