“Café com Política” aborda a acessibilidade no processo eleitoral

Live promovida pela EJE-RJ discutiu a luta por direitos de pessoas com deficiência

Print da tela com os participantes do evento, desembargadora eleitoral Kátia Junqueira (à esq), ...

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RJ) promoveu, nesta terça-feira (28), a sexta live da série "Café com Política", que abordou o tema da acessibilidade e da inserção de pessoas com deficiência no processo eleitoral. O presidente de honra da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ, Geraldo Nogueira, falou sobre a legislação pertinente e a importância do seu correto cumprimento pelas pessoas que lidam com esse segmento da sociedade. "Existem leis e normas, bem como conscientização por parte das pessoas de modo geral, porém muitas vezes falta o cuidado no momento de transpor da teoria para a prática", alertou.

Ele falou que a luta pela aquisição de direitos por meio de movimento organizado é recente, com início nos anos 90, e destacou a sub-representatividade de pessoas com deficiência nas casas  legislativas. "Ações afirmativas são necessárias para alcançar a visibilidade nesses espaços e impulsionar conquistas", salientou. A diretora da EJE-RJ, desembargadora eleitoral Kátia Junqueira, destacou a iniciativa do TSE em instituir programa de acessibilidade em 2012, antes da promulgação da Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto das Pessoas com Deficiência), de 2015. "No TRE-RJ temos a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão que busca eliminar barreiras e promover medidas que garantam o pleno direito do voto", disse a magistrada.

A desembargadora lembrou que a legislação eleitoral permite ao eleitor com deficiência requerer a transferência do local de votação para uma seção de fácil acesso que atenda melhor às suas necessidades. Destacou ainda os mecanismos das urnas eletrônicas, como teclas com sistema braile e fones de ouvido, que facilitam a utilização por pessoas com deficiência visual. Guias de orientação aos mesários e chefes de cartório preparados pela Justiça Eleitoral também foram citados, entre outros meios de promover acessibilidade. 

A íntegra da live e os demais episódios da série "Café com Política" estão disponíveis no canal oficial do TRE-RJ no YouTube

 

 

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.