"Café com Política" discute a participação dos membros juristas na Justiça Eleitoral

O desembargador eleitoral Vitor Marcelo Rodrigues, membro jurista do Colegiado do TRE-RJ, foi o convidado da vez

Notebook apoiado em uma mesa de madeira clara. Do lado esquerdo, uma xícara de café. Na tela do ...

Convidado do sétimo encontro da série "Café com Política", realizado nesta terça-feira (19), o desembargador eleitoral Vitor Marcelo Rodrigues defendeu que a formação heterogênea das Cortes Eleitorais, compostas por membros oriundos das Justiças Estadual e Federal, além de advogados, enriquece os debates no Colegiado. "O membro jurista, por exemplo, ao tratar dos mais variados temas levados ao Colegiado, empresta sua experiência na advocacia, dando uma visão diferenciada", declarou Vitor Marcelo, membro jurista do TRE-RJ. 

O desembargador eleitoral lembrou que a Constituição de 1934 já previa a participação de cidadão de notável saber jurídico e reputação ilibada na composição do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral. Vitor Marcelo defendeu a criação pelo Legislativo de norma que estabeleça uma quarentena a ser cumprida pelos membros juristas ao término de seus mandatos. 

Ao mencionar o fato de que os membros da Justiça Eleitoral cumprem mandato de dois anos e "são emprestados de outros ramos do Poder Judiciário", o desembargador eleitoral aproveitou para elogiar o trabalho das servidoras e dos servidores. "Mesmo não tendo magistradas e magistrados permanentes em sua composição, a Justiça Eleitoral tem um corpo técnico fantástico dando assessoria aos membros do Colegiado, o que permite que ela cumpra seu papel com muita eficiência", disse Vitor Marcelo. O debate ainda passou por temas como o combate à desinformação e a importância das cotas de gênero. 

A íntegra da live e os demais episódios da série "Café com Política" estão disponíveis no canal oficial do TRE-RJ no YouTube.

 

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido