Auditoria das eleições suplementares de Carapebus será transmitida ao vivo pelo YouTube

Procedimento demonstra que o sistema eletrônico de votação é auditável

Eleições suplementares 2021

A auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas das eleições suplementares de Carapebus, no Norte Fluminense, será integralmente transmitida ao vivo no canal oficial do TRE-RJ no YouTube. Para a realização da Auditoria da Votação Eletrônica (que abrange também o teste de integridade dos programas), duas urnas entre aquelas já instaladas nas seções eleitorais são sorteadas na véspera das eleições. Uma delas é levada para o teste de funcionamento na sede do TRE-RJ, na Capital, enquanto a outra é submetida ao teste de integridade no próprio local de votação. O sorteio das urnas, no sábado (6), também terá transmissão ao vivo no perfil oficial do TRE-RJ no Facebook

Para a auditoria realizada na sede do TRE-RJ, cédulas de papel são previamente preenchidas com números dos candidatos reais que concorrem em Carapebus. Na mesma data e horário da votação oficial, ou seja, das 7h às 17h do domingo (7), integrantes da equipe de apoio da Comissão de Votação Eletrônica (Cave) irão digitar esses votos manuais na urna eletrônica sorteada na véspera. O objetivo da auditoria é mostrar que o resultado do boletim da urna eletrônica coincide com a apuração das cédulas em papel, o que comprova não haver desvio de votos para qualquer candidato.

O transporte da urna eletrônica do local de votação, em Carapebus, para a sede do Tribunal, na Capital, é escoltado pela Polícia Federal. Além disso, todas as etapas do procedimento de auditoria são filmadas e fiscalizadas pelo Ministério Público Eleitoral. Tanto a cerimônia do sorteio como a realização da auditoria são eventos públicos que contam com a presença de representantes dos partidos políticos, do Ministério Público Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil e da imprensa. 

Para saber mais sobre a segurança do processo eletrônico de votação, que possui oito formas de auditar, acesse: https://www.tse.jus.br/eleicoes/urna-eletronica/seguranca-da-urna/como-realizar-auditoria.

 

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido