TRE-RJ passa a utilizar sistema nacional que reúne dados sobre óbito e suspensão de direitos políticos do eleitorado
Ferramenta Infodip, que unifica informações de diversos órgãos estaduais e federais, deverá trazer mais agilidade e segurança no tratamento de dados.

Informações acerca de óbito e suspensão/regularização de direitos políticos das eleitoras e eleitores fluminenses deverão ganhar celeridade a partir deste mês, com a utilização do sistema Infodip em nível nacional, para a atualização de dados no cadastro eleitoral. Instituída pelo TSE e pelo CNJ, e executada, no âmbito do TRE-RJ, pela Vice-Presidência e Corregedoria, juntamente com a Secretaria de Tecnologia da Informação, a iniciativa deverá facilitar o tratamento de dados pelos cartórios eleitorais. Por meio da ferramenta, os cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais, órgãos militares e as Justiças Federal, Eleitoral e Estadual encaminham informações à Justiça Eleitoral sobre óbitos, conscrição, condenações criminais e cumprimentos de pena, que podem impedir o exercício dos direitos políticos.
"Ganhamos agilidade no recebimento dessas informações, que antes precisavam ser inseridas manualmente no sistema, para posterior disponibilização aos cartórios e devido tratamento", explica a coordenadora de Acompanhamento do Cadastro Eleitoral, Érica Ferreira. "Com o Infodip, que já era utilizado em nível regional pelo TRE-RJ, servidoras e servidores nos cartórios passam a ter maior autonomia para tratar os dados, necessitando da assinatura do juiz somente em casos relevantes de divergência de informações", afirma.
Além da celeridade, Érica também acredita que os dados passam a tramitar com mais segurança. "Trata-se de informações importantes, como a extinção de punibilidade, por exemplo, que deixam de ser confirmadas pela Justiça Eleitoral via e-mail, excluindo-se o risco de extravio por algum problema na caixa de entrada e saída dos órgãos envolvidos", diz. Economia de recursos e sustentabilidade também são benefícios proporcionados pelo sistema, que dispensa o uso de papel.