Presidência e Corregedoria encerram série de reuniões virtuais com chefes de cartório
Décima-quarta videoconferência abrangeu 12 zonas eleitorais da Capital

Com o objetivo de discutir os preparativos das eleições municipais deste ano, o presidente do TRE-RJ, desembargador Cláudio Brandão e o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Cláudio Luís dell'Orto, promoveram, nos últimos meses, uma série de reuniões virtuais com os chefes de cartório das 165 zonas eleitorais fluminenses. O 14° e último encontro da série foi realizado nesta quinta-feira (25) e reuniu representantes de 12 cartórios eleitorais localizados nos bairros de Santa Cruz, Barra da Tijuca e Campo Grande.
Durante os encontros, realizados a partir de abril, o presidente Cláudio Brandão e o corregedor Cláudio Luís dell'Orto destacaram a importância da colaboração dos servidores com a Alta Administração e de uma gestão participativa para a solução de problemas, especialmente no contexto de distanciamento social provocado pela pandemia. Assuntos diversos foram tratados nas reuniões, tendo como foco as realidades locais dos cartórios com atuação nos 92 municípios fluminenses e as medidas de segurança sanitária necessárias para a continuidade do processo eleitoral.
O desembargador Cláudio Brandão ressaltou ainda que as reuniões inicialmente estavam marcadas para acontecerem presencialmente, com visita às diversas regiões do estado, mas que a sua realização por meio de videoconferência não comprometeu a efetividade das discussões, que considerou bastante produtivas. Convocação e treinamento de mesários a distância, requisição de pessoal para atuar como colaboradores junto aos cartórios, fiscalização de propaganda eleitoral irregular, segurança do processo de votação, auxílio-alimentação e polo de urnas foram alguns dos temas abordados nos eventos virtuais.
Além dos chefes de cartório, também participaram das videoconferências o coordenador estadual da fiscalização da propaganda eleitoral no Rio, juiz Luiz Márcio Pereira, a diretora-geral Adriana Brandão, a chefe de gabinete da Presidência Eneida Salazar, o assessor especial da Presidência, Jorge Henrique Batalha, o coronel Luiz Otávio Odawara, a coordenadora de assuntos jurídicos da VPCRE, Eline da Silva, a assessora de Planejamento de Eleições, Patrícia Ferraro, e a assistente, Juliana Doro.