Silva Jardim: aplicativo de celular e-Título disponibiliza versão digital do título para ser utilizado no dia do pleito
O aplicativo permite acesso rápido a informações do eleitor, tais como situação eleitoral e local de votação

Na eleição suplementar de Silva Jardim, em 8 de março, os eleitores que já fizeram a biometria poderão utilizar a versão digital do título na hora de votar. Baixado em celulares que utilizam os sistemas IOS e Android, o aplicativo e-Título é válido como documento oficial de identificação no momento do voto. No município, 1.465 eleitores fizeram o download do aplicativo até o início de fevereiro, mas apenas 944 deles poder apresentá-lo aos mesários, porque possuem os dados biométricos cadastrados.
Para quem não fez a biometria, o aplicativo apenas facilita a vida do eleitor ao fornecer o número e a localização da seção eleitoral. Porém, ele precisará apresentar também um documento oficial com foto na hora da votação. No estado do Rio de Janeiro, 1.629.382 pessoas já possuem o e-Título. Todos poderão se beneficiar das informações do aplicativo nas eleições municipais de outubro.
O aplicativo permite acesso rápido a informações do eleitor, tais como situação eleitoral e local de votação. O e-Título facilita ainda a vida do eleitor no dia a dia, ao emitir as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, documentos solicitados em alguns procedimentos da vida civil, como a emissão de CPF e posse em cargo público.
Interessados podem baixar o aplicativo em smartphones, nas lojas App Store (para IOS) e Google Play (para Android). Assim que estiver instalado, o eleitor cadastra seus dados, como nome, data de nascimento, número de inscrição do título de eleitor, nomes da mãe e do pai. Os dados devem ser preenchidos exatamente como estão registrados no cadastro da Justiça Eleitoral. Caso haja divergência entre as informações inseridas no aplicativo e as lançadas no documento original, o sistema não validará o cadastro.