Mais de 2 mil estudantes participam dos projetos educacionais do TRE-RJ em agosto

Oficinas ministradas por servidoras(es) e magistradas(os) ensinam sobre cidadania e voto consciente

Auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF) com diversos alunos sentados em poltronas vermel...

Em agosto, 2.146 estudantes de instituições de ensino de todo o estado participaram dos programas "Eleitor do Futuro" e "TRE vai à Escola", promovidos pela Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Roberto Felinto. As ações das visitas englobam oficinas sobre cidadania e eleições, com atividades conduzidas por servidoras(es) e magistradas(os).

Eleitor do Futuro

Realizada por servidoras(es) eleitorais, a iniciativa promoveu quatro ações em agosto. No dia 25, o servidor Ary Jorge Aguiar, da 90ª Zona Eleitoral, compareceu à Escola Municipal Professor Lund Fernandes Vilela, em Volta Redonda, e palestrou para 32 estudantes. A servidora Iara Borges, da Seção de Programas Institucionais (Spins), visitou no dia 14 o Ciep Dr. Nelson Hungria, em Paciência, na Zona Oeste da Capital, para instruir 120 alunas(os) sobre temas eleitorais.

Já no dia 8, a Escola Municipal Graciema Coura, em Volta Redonda, recebeu Ary Jorge para palestrar para 222 jovens. A diretora da instituição, Marilucia Dutra, elogiou a iniciativa. “Foi um momento de grande aprendizado, reflexão e participação cidadã para os nossos alunos”, afirmou a educadora.

O servidor Ary Jorge visitou ainda a Escola Municipal Reginaldo Araujo, em Barra Mansa, para instruir 91 estudantes sobre voto e cidadania, em 7 de agosto.

TRE Vai à Escola

O projeto TRE Vai à Escola consiste na visita de magistradas(os) às escolas, para falar sobre cidadania, democracia, a importância do voto e outros temas eleitorais. No dia 28, o juiz Eduardo Pacheco de Medeiros Soares, da 172ª Zona Eleitoral (Armação dos Búzios) visitou a Escola Municipal Paulo Freire e instruiu 300 alunas(os) sobre o estado democrático de direito e voto. No mesmo dia, o Ciep Pascoal Carlos Magno recebeu o juiz Daniel da Silva Fonseca, da 104ª Zona Eleitoral (Itaboraí), para palestrar sobre os Três Poderes da República para 85 estudantes.

Já no dia 27, o juiz Rafael Santana Garcia, da 107ª Zona Eleitoral (Itaperuna e São José de Ubá), visitou o Ciep Dr. Jair de Siqueira Bittencourt, em Itaperuna, e instruiu 116 estudantes sobre temas políticos. Na mesma data, o Centro Educacional São Bento, de Paraíba do Sul, recebeu o juiz José Francisco Buscacio Maron, da 28ª Zona Eleitoral (Paraíba do Sul), que conduziu uma palestra com o tema “Por que precisamos da democracia?” para 36 estudantes.

No dia 26, o juiz Antonio Luiz da Fonseca Lucchese, da 180ª Zona Eleitoral (Taquara) esteve no Centro de Ensino de Jacarepaguá (Ceja) e na Escola Municipal Renato Leite, em palestras para 120 estudantes. Em 22 de agosto, o Colégio Cenecista Alberto Torres, em Itaboraí, recebeu o juiz Daniel da Silva Fonseca para uma apresentação feita para 85 estudantes.

Também no dia 22, o juiz Rafael Santana Garcia palestrou para 100 alunas(os) do Instituto Federal Fluminense, em Itaperuna, sobre ética. Já no dia 21, o Instituto Santa Rosa, em Armação dos Búzios, recebeu o juiz Eduardo Pacheco de Medeiros Soares, que falou para 60 estudantes.

No dia 15, o juiz Rafael Santana Garcia esteve no Colégio Meritum, em Itaperuna, e palestrou para 63 alunas(os). Em 14 de agosto, a Creche Escola Favo de Mel recebeu o juiz Raphael Jorge de Castilho Barilli, da 94ª Zona Eleitoral (Barra Mansa), para instruir sobre voto e cidadania para 104 estudantes. Na mesma data, o magistrado Raphael Jorge também visitou a Escola Municipal Doutor Djair Machado Gomes, localizada no município,e discursou sobre eleições e cidadania para 60 alunas(os).

A Escola Municipal Dom Sebastião Leme recebeu no dia 13 o juiz Rubens Soares Sá Viana Júnior, da 196ª Zona Eleitoral (São José do Vale do Rio Preto), para orientar 55 estudantes sobre democracia.

Em 12 de agosto, o Colégio Santo Antônio recebeu o juiz Eduardo Buzzinari Ribeiro de Sá, da 40ª Zona Eleitoral (Três Rios), para instruir 155 alunas(os) sobre cidadania. Já no dia 8, o juiz Laurício Miranda Cavalcante, da 41ª Zona Eleitoral (Vassouras), palestrou para 21 alunas(os) no Colégio Arco-Íris.

Em 7 de agosto, a juíza Sheila Draxler Pereira de Souza, da 256ª Zona Eleitoral (Cabo Frio), visitou a Escola Estadual Aspino Rocha e a Escola Municipal Prof. Oswaldo Santa Rosa, instruindo 66 estudantes. Na mesma data, o Colégio Estadual Ministro Raul Fernandes, localizado na cidade de Vassouras, recebeu o juiz Laurício Miranda para instruir 120 alunas(os) sobre cidadania. O magistrado já tinha visitado a instituição de ensino no dia 1º, quando palestrou para 136 estudantes.

1/ Galeria de imagens
ícone mapa
Sede Nova - Palácio da Democracia
Rua da Alfândega, 42 - Centro
CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Sede Antiga
Av. Presidente Wilson, 194/198 - Centro
CEP 20.030-021 - Tel: (21) 3436-9000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido