Mais de 2 mil estudantes participam dos projetos educacionais do TRE-RJ em agosto

Oficinas ministradas por servidoras(es) e magistradas(os) ensinam sobre cidadania e voto consciente

Auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF) com diversos alunos sentados em poltronas vermel...

Em agosto, 2.146 estudantes de instituições de ensino de todo o estado participaram dos programas "Eleitor do Futuro" e "TRE vai à Escola", promovidos pela Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Roberto Felinto. As ações das visitas englobam oficinas sobre cidadania e eleições, com atividades conduzidas por servidoras(es) e magistradas(os).

Eleitor do Futuro

Realizada por servidoras(es) eleitorais, a iniciativa promoveu quatro ações em agosto. No dia 25, o servidor Ary Jorge Aguiar, da 90ª Zona Eleitoral, compareceu à Escola Municipal Professor Lund Fernandes Vilela, em Volta Redonda, e palestrou para 32 estudantes. A servidora Iara Borges, da Seção de Programas Institucionais (Spins), visitou no dia 14 o Ciep Dr. Nelson Hungria, em Paciência, na Zona Oeste da Capital, para instruir 120 alunas(os) sobre temas eleitorais.

Já no dia 8, a Escola Municipal Graciema Coura, em Volta Redonda, recebeu Ary Jorge para palestrar para 222 jovens. A diretora da instituição, Marilucia Dutra, elogiou a iniciativa. “Foi um momento de grande aprendizado, reflexão e participação cidadã para os nossos alunos”, afirmou a educadora.

O servidor Ary Jorge visitou ainda a Escola Municipal Reginaldo Araujo, em Barra Mansa, para instruir 91 estudantes sobre voto e cidadania, em 7 de agosto.

TRE Vai à Escola

O projeto TRE Vai à Escola consiste na visita de magistradas(os) às escolas, para falar sobre cidadania, democracia, a importância do voto e outros temas eleitorais. No dia 28, o juiz Eduardo Pacheco de Medeiros Soares, da 172ª Zona Eleitoral (Armação dos Búzios) visitou a Escola Municipal Paulo Freire e instruiu 300 alunas(os) sobre o estado democrático de direito e voto. No mesmo dia, o Ciep Pascoal Carlos Magno recebeu o juiz Daniel da Silva Fonseca, da 104ª Zona Eleitoral (Itaboraí), para palestrar sobre os Três Poderes da República para 85 estudantes.

Já no dia 27, o juiz Rafael Santana Garcia, da 107ª Zona Eleitoral (Itaperuna e São José de Ubá), visitou o Ciep Dr. Jair de Siqueira Bittencourt, em Itaperuna, e instruiu 116 estudantes sobre temas políticos. Na mesma data, o Centro Educacional São Bento, de Paraíba do Sul, recebeu o juiz José Francisco Buscacio Maron, da 28ª Zona Eleitoral (Paraíba do Sul), que conduziu uma palestra com o tema “Por que precisamos da democracia?” para 36 estudantes.

No dia 26, o juiz Antonio Luiz da Fonseca Lucchese, da 180ª Zona Eleitoral (Taquara) esteve no Centro de Ensino de Jacarepaguá (Ceja) e na Escola Municipal Renato Leite, em palestras para 120 estudantes. Em 22 de agosto, o Colégio Cenecista Alberto Torres, em Itaboraí, recebeu o juiz Daniel da Silva Fonseca para uma apresentação feita para 85 estudantes.

Também no dia 22, o juiz Rafael Santana Garcia palestrou para 100 alunas(os) do Instituto Federal Fluminense, em Itaperuna, sobre ética. Já no dia 21, o Instituto Santa Rosa, em Armação dos Búzios, recebeu o juiz Eduardo Pacheco de Medeiros Soares, que falou para 60 estudantes.

No dia 15, o juiz Rafael Santana Garcia esteve no Colégio Meritum, em Itaperuna, e palestrou para 63 alunas(os). Em 14 de agosto, a Creche Escola Favo de Mel recebeu o juiz Raphael Jorge de Castilho Barilli, da 94ª Zona Eleitoral (Barra Mansa), para instruir sobre voto e cidadania para 104 estudantes. Na mesma data, o magistrado Raphael Jorge também visitou a Escola Municipal Doutor Djair Machado Gomes, localizada no município,e discursou sobre eleições e cidadania para 60 alunas(os).

A Escola Municipal Dom Sebastião Leme recebeu no dia 13 o juiz Rubens Soares Sá Viana Júnior, da 196ª Zona Eleitoral (São José do Vale do Rio Preto), para orientar 55 estudantes sobre democracia.

Em 12 de agosto, o Colégio Santo Antônio recebeu o juiz Eduardo Buzzinari Ribeiro de Sá, da 40ª Zona Eleitoral (Três Rios), para instruir 155 alunas(os) sobre cidadania. Já no dia 8, o juiz Laurício Miranda Cavalcante, da 41ª Zona Eleitoral (Vassouras), palestrou para 21 alunas(os) no Colégio Arco-Íris.

Em 7 de agosto, a juíza Sheila Draxler Pereira de Souza, da 256ª Zona Eleitoral (Cabo Frio), visitou a Escola Estadual Aspino Rocha e a Escola Municipal Prof. Oswaldo Santa Rosa, instruindo 66 estudantes. Na mesma data, o Colégio Estadual Ministro Raul Fernandes, localizado na cidade de Vassouras, recebeu o juiz Laurício Miranda para instruir 120 alunas(os) sobre cidadania. O magistrado já tinha visitado a instituição de ensino no dia 1º, quando palestrou para 136 estudantes.

1/ Galeria de imagens
ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.