Dados Abertos

Através do decreto nº 8.777 de 2016, o governo federal instituiu a política de dados abertos, que procura promover a publicação de dados dos órgãos públicos federais sob a forma de dados abertos.  Com isso o governo pretende desenvolver um ecossistema de dados e informações que beneficia a sociedade e possibilita o envolvimento de todos seus setores, inclusive a iniciativa privada, o setor acadêmico e o próprio governo.  A publicação de dados abertos facilita o intercâmbio de dados entre os órgãos e também pesquisas científicas, já que os dados devem ser estruturados de tal forma que facilitem o processamento automatizado.

Segundo a definição da Open Knowledge Internacional, em suma:
“dados são abertos quando qualquer pessoa pode livremente acessá-los, utilizá-los, modificá-los e compartilhá-los para qualquer finalidade, estando sujeito a, no máximo, a exigências que visem preservar sua proveniência e sua abertura.”

Para ser considerado um dado aberto, os dados devem estar disponíveis em um formato de especificação aberta, não proprietário, e estruturado, ou seja, que possibilite seu uso irrestrito e automatizado através da Web. Além disso, é imprescindível que seja utilizado um formato amplamente conhecido. Os formatos CSV, ODS, RTF, XML e JSON são os formatos mais comuns para dados abertos.

O TRE-RJ vem progressivamente disponibilizando seus dados nestes formatos em seu site.


Seguem alguns exemplos de dados disponibilizados pelo TRE-RJ em formato aberto:

API de dados (webservices)

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-PJ) disponibiliza algumas APIs (Aplication Programming Interface), que podem ser acessadas diretamente por outros sistemas externos, para efetuar acesso aos dados disponiblizados com um formato estruturado em JSON (JavaScript Object Notation).
As seguintes APIs (webservices) estão disponíveis:

1. Locais de Votação
Lista de todos os locais de votação utilizados no segundo turno das eleições de 2022.
End point de acesso: https://apps.tre-rj.jus.br/api-dados-abertos/locaisvotacao
Documentação: https://apps.tre-rj.jus.br/api-dados-abertos/swagger-ui/index.html#/local-votacao-controller

2. Zonas Eleitorais
Lista de todas as zonas eleitorais do TRE-RJ, com informações de endereço e e-mail de contato
End point de acesso: https://apps.tre-rj.jus.br/api-dados-abertos/zonas
Documentação: https://apps.tre-rj.jus.br/api-dados-abertos/swagger-ui/index.html#/zonas-controller