EXPOSIÇÃO ELEIÇÕES 2016 - 

CICLO ELEITORAL 2016 EM NOTÍCIAS, NÚMEROS E IMAGENS

Logomarca Eleições 2016

🗓️ DATA

As Eleições 2016 foram realizadas em dois turnos. O primeiro aconteceu em 2 de outubro de 2016; o segundo, em 30 de outubro de 2016.

 

⚙️ ESTRUTURA

O Estado do Rio de Janeiro contava com 92 municípios, 249 zonas eleitorais, 4.814 locais de votação, 33.415 seções eleitorais/urnas e 12.414.879 eleitores e eleitoras aptos. 

A força de trabalho do TRE-RJ em 2016 estava composta de 256 magistrados e magistradas, 1.783 servidores e servidoras, sendo 554 requisitados e requisitadas de outros órgãos, 134 estagiários e estagiárias e 133.660 mesários e mesárias.

 

☑️ ENTREGAS DE VALOR

A Justiça Eleitoral fluminense recebeu ao todo 22.265 processos de registro de candidatura, dos quais 20.688 candidatos e candidatas foram considerados aptos.

Foram autuados 77.880 processos eleitorais, dos quais 50.166 foram baixados. No tocante às pesquisas eleitorais, foram registradas 58. 

O TRE-RJ processou, em 2016: 296.766 requerimentos de alistamento, 130.611 de transferência, 189.094 de revisão (dados cadastrais, locais de votação e regularização de inscrição cancelada) e 45.456 pedidos de segunda via.

🏆ELEIÇÕES 2016 E AS OLIMPÍADAS E PARALIMPÍADAS

Reunião Eleições 2016

O presidente do TRE-RJ à época, desembargador Antônio Jayme Boente, deu posse, em 11/04/2016,  a 27 novos juízes e juízas eleitorais do interior e da capital para exercer mandatos de dois anos.

Pelo fato de comandarem os trabalhos nas eleições municipais de 2016, ao parabenizar os novos magistrados e magistradas pela posse, o presidente aproveitou a oportunidade para repassar algumas orientações sobre a eleição municipal de outubro, pelos muitos desafios, em razão das mudanças legislativas e das Olimpíadas e Paralimpíadas, realizadas no Rio de Janeiro. "É preciso total dedicação neste ano. Conto com a participação de todos para anteciparmos, ao máximo, os preparativos dos pleitos, como, por exemplo, a montagem dos polos das urnas eletrônicas e definição dos locais de votação" foram as palavras do presidente.

Logomarca Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016

📱 APLICATIVOS PARA O ELEITOR

Aplicativos Eleições 2016

  • Agregador: oferecia acesso direto a todos os outros aplicativos desenvolvidos para as Eleições 2016.
  • Onde votar ou justificar: criado pela Justiça Eleitoral para facilitar o acesso do eleitor ou eleitora ao local de votação e aos postos de justificativa em todo o Brasil, caso estivesse fora de seu domicílio eleitoral.
  • Pardal - Denúncias: possibilitava aos eleitores e eleitoras notificar irregularidades e não conformidades nas campanhas, enviando fotos para a análise das evidências por parte da Justiça Eleitoral.
  • Resultados: por meio desse aplicativo, foi possível acompanhar, em tempo real, os dados do resultado da eleição em todo o Brasil.
  • Mesários: levava informações a cerca de dois milhões de colaboradores e colaboradoras que participaram do processo eleitoral, com instruções e orientações.

 

🖊️ CARGOS DISPUTADOS

  • Prefeito
  • Vereador



💼 PARTIDOS POLÍTICOS PARTICIPANTES

(Por se tratar de eleição municipal, foi considerado apenas o município do Rio de Janeiro)

PCB

PCO

PPS

PSTU

PROS

PPL

PSL

PC DO B

PTC

PATRI

PV

NOVO

REDE

PT

PRTB

PSB

PSDC

PSOL

PT DO B

SD

PR

PSDB

PMDB

PSD

PP

PMB

PMN

PTB

PTN

PSC

DEM

PRB

PHS

PDT

PRP

(Clique aqui para acessar os nomes por extenso dos partidos políticos)

NOTÍCIAS E FOTOS - ELEIÇÕES 2016

Novas regras das Eleições Municipais 2016

A Lei nº 13.165/2015, conhecida como Reforma Eleitoral 2015, promoveu importantes alterações nas regras das eleições deste ano. Além de mudanças nos prazos para as convenções partidárias, filiação partidária e no tempo de campanha eleitoral, que foi reduzido, estava proibido o financiamento eleitoral por pessoas jurídicas.

(Acesse aqui o arquivo em pdf)

Treinamento de mesários e mesárias

Em 2016, 10.891 mesários e mesárias convocados em todo o Estado para atuar nas eleições receberam treinamento pela internet, por meio da modalidade de ensino a distância (EAD).

(Acesse aqui o arquivo em pdf)

Aplicativos Justiça Eleitoral

Diversos aplicativos foram desenvolvidos pela Justiça Eleitoral para as Eleições 2016.

(Acesse aqui o arquivo em pdf)

Campanha #MitosEleitorais nas redes sociais

Votar nulo pode anular eleição? Voto em branco vai para quem está ganhando? Para esclarecer esses e outros boatos que costumam circular em época de eleição, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro lançou a campanha #MitosEleitorais nas redes sociais Facebook (fb.com/trerj) e Twitter (twitter.com/trerj).

(Acesse aqui o arquivo em pdf)

20 anos da urna eletrônica

A exposição celebrou os 20 anos da criação da urna eletrônica, que representou marco no processo eleitoral brasileiro e o coroamento do constante empenho em garantir eleições seguras e transparentes.

(Acesse aqui o arquivo em pdf)

- Aprovação das leis eleitorais pelo Congresso e novidades legislativas para as Eleições 2016:

Congresso Nacional

A Lei nº 13.165/2015, conhecida como Reforma Eleitoral 2015, promoveu importantes alterações nas regras das Eleições 2016, ao introduzir mudanças nas Leis nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos) e nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Além de mudanças nos prazos para as convenções partidárias, filiação partidária e no tempo de campanha eleitoral, que foi reduzido, foi proibido o financiamento eleitoral por pessoas jurídicas. Dessa forma, as campanhas eleitorais de 2016 foram financiadas exclusivamente por doações de pessoas físicas e pelos recursos do Fundo Partidário. Antes da aprovação da reforma, o Supremo Tribunal Federal (STF) já havia decidido pela inconstitucionalidade das doações de empresas a partidos, candidatos e candidatas.

Outra mudança promovida pela Lei nº 13.165/2015 referiu-se à alteração no prazo de filiação partidária. Quem quisesse disputar as eleições em 2016 precisaria filiar-se a um partido político até o dia 2 de abril, ou seja, seis meses antes da data do primeiro turno das eleições, que foi realizado no dia 2 de outubro. Pela regra anterior, para disputar uma eleição, o cidadão precisava estar filiado a um partido político um ano antes do pleito.

A reforma também reduziu o tempo da campanha eleitoral de 90 para 45 dias, começando em 16 de agosto. O período de propaganda dos candidatos e candidatas no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, com início em 26 de agosto, no primeiro turno. 

- Publicação das resoluções pelo Tribunal Superior Eleitoral - Eleições 2016:

Prédio do TSE

- Publicação das resoluções pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - Eleições 2016:

TRE-RJ

- Fechamento do cadastro eleitoral 151 dias antes das Eleições: o fechamento do cadastro possibilita que sejam realizados os atos preparatórios, tais como elaboração das folhas de votação, determinação do eleitorado apto a votar etc. Nas Eleições de 2016, ocorreu em 4 de maio a data-limite para o cidadão ou cidadã procurar o cartório eleitoral para se alistar pela primeira vez ou para transferir seu domicílio eleitoral ou solicitar mudança para uma seção de fácil acesso. 

Fechamento do cadastro

- Composição das mesas receptoras de votos: os 249 cartórios eleitorais do Estado iniciaram, em 13/06/2016, a convocação de mesários e mesárias para o primeiro e eventual segundo turnos das Eleições 2016.

O Mesário Voluntário: os interessados e interessadas em atuar como mesários e mesárias voluntários(as) nas eleições de outubro puderam se inscrever pelo site do TRE-RJ ou pessoalmente em seu cartório eleitoral. Além de exercer um relevante trabalho de cidadania, contribuindo para a democracia do país, o mesário ou mesária tem vários benefícios pela sua atuação no processo eleitoral.

Mesário voluntário

- Pedidos de registro de candidatura: os partidos tiveram até 15 de agosto para dar entrada nos pedidos de registro de candidatura para os cargos de prefeito, vice-prefeito, vereadores e vereadoras. 

            

- Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica: com o intuito de assegurar ainda mais transparência e segurança ao processo de votação, foi instituída, em todos os Tribunais Regionais Eleitorais, a partir das Eleições de 2002, a auditoria da votação eletrônica, um mecanismo de auditoria simples e de fácil compreensão, com a utilização de sistemas informatizados, que consiste em testar e demonstrar para todas as pessoas, mesmo aquelas sem conhecimentos específicos na área de tecnologia da informação, a correta captação e contabilização do voto pela urna eletrônica.

As urnas sorteadas são recolhidas, sob a fiscalização dos partidos, e levadas para um local em que todas as ações são filmadas e registradas. Durante a auditoria, que acontece no mesmo dia e horário da eleição oficial, fiscais dos partidos, representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) conferem os votos que são digitados nas urnas e, após o encerramento da votação, verificam se o resultado corresponde aos votos digitados. Todas as etapas dessa votação são realizadas na presença de auditores e auditoras externos, inclusive da imprensa local.

Votação paralela 2016 1º turno

Votação paralela 2016 2º turno

- Apuração dos votos: após o encerramento da votação, a mesa receptora gera e divulga os boletins de urna que são confirmados e transmitidos pela Junta Eleitoral constituída em cada Zona Eleitoral. Os boletins de urna somados darão o resultado geral da eleição naquela zona, município, estado ou em todo o país.

Em 2016, eleitores e eleitoras puderam acompanhar em tempo real a apuração dos resultados das Eleições Municipais de quatro formas diferentes, por meio de programas especialmente desenvolvidos para o evento:

  • Divulga: permitiu a visualização dos dados por meio de várias consultas. Tratava-se de um software disponível para download gratuito na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na versão desktop, o sistema oferecia maior gama de informações permitindo ao usuário ou usuária consultar os resultados de todos os municípios.
  • App Resultados: desenvolvido para tablets e smartphones, podia ser baixado gratuitamente nas lojas Google Play (Android) e Apple Store (IOS), com a finalidade de acompanhar os dados de cada município.
  • App Boletim na Mão: também disponível para download gratuito nas lojas Google Play (Android) e Apple Store (IOS), permitia que o resultado do pleito municipal de 2016 fosse conferido por meio do código QR.
  • DivWeb: apresentava o mesmo conteúdo do aplicativo “Resultados”, mas sem a necessidade de instalação de qualquer software adicional em seu computador, simplesmente acompanhando a apuração do resultado pela internet.

- Diplomação dos candidatos: O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) diplomou, em 15 de dezembro de 2016, no Plenário da Câmara de Vereadores, os eleitos e eleitas aos cargos de prefeito, vice-prefeito, vereadores e vereadoras.

Esse ato marca o encerramento do processo eleitoral, atestando a vitória dos eleitos e eleitas nas urnas para que possam tomar posse.

Diplomação Eleições 2016

- Prestação de contas eleitorais: nas Eleições 2016, os prazos para encaminhamento das prestações de contas por parte de candidatos e candidatas, partidos políticos e coligações foram: 01/11/2016 (1º turno) e 19/11/2016 (2º turno).

Prestação de contas

(Acesse aqui para obter os resultados das Eleições 2016

Audiências públicas

NO TSE

O sistema eletrônico de votação conta com diversas oportunidades de auditorias públicas, abertas e transparentes, que fortalecem ainda mais o processo eleitoral do país. Elas são realizadas sistematicamente por entidades fiscalizadoras legitimadas, como partidos políticos, Forças Armadas, Polícia Federal e universidades credenciadas junto à Corte. Um dos diferenciais das auditorias no sistema eleitoral brasileiro é que várias delas podem ser feitas com bastante antecedência das eleições.

A seguir, quadro contendo o cronograma das audiências públicas realizadas para as Eleições 2016:

Data

Assunto

29/10/2015

Representações, reclamações e pedidos de direito de resposta

Pesquisas eleitorais

Escolha e registro de candidatos

05/11/2015

Modelos de lacres para as urnas eletrônicas, etiquetas de segurança e envelopes com lacres de segurança

Propaganda eleitoral, utilização e geração do horário gratuito e condutas ilícitas em campanha eleitoral

12/11/2015

Atos preparatórios

Cerimônia de assinatura digital e fiscalização do sistema eletrônico de votação, do registro digital do voto, da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas por meio de votação paralela e dos procedimentos de segurança dos dados dos sistemas eleitorais

18/11/2015

Instalação de seções eleitorais especiais em estabelecimentos penais e em unidades de internação de adolescentes

Arrecadação e gastos de recursos por partidos políticos e candidatos, bem como prestação de contas nas Eleições 2016

Limites de gastos a serem observados por candidatos aos cargos de vereador e prefeito nas eleições municipais de 2016

NO TRE-RJ

Em 2016, o trabalho de inseminação das urnas a serem utilizadas nas eleições foi realizado de 19 a 27 de setembro. Consiste no processo de instalação dos programas nas urnas eletrônicas, com os nomes, números e fotos de candidatos e candidatas, dados dos partidos e coligações e ordem de votação. O procedimento também inclui a inserção de informações dos eleitores e eleitoras de cada seção eleitoral.

Os juízes e juízas eleitorais responsáveis pelos polos de carga convocam representantes do Ministério Público, OAB, partidos políticos, coligações, candidatos e candidatas para acompanhamento dos trabalhos de inseminação e lacração, garantindo a lisura do processo eleitoral e a segurança das urnas eletrônicas.

Em audiência pública, na sede do TRE-RJ, é realizado o procedimento de Auditoria da Votação Paralela, utilizando urnas sorteadas na véspera dos dois turnos, a fim de comprovar a segurança e o correto funcionamento do sistema de votação. Essas urnas sorteadas são recolhidas, sob a fiscalização dos partidos e levadas para ambiente em que todas as ações são filmadas e registradas.

No dia da eleição, no mesmo horário do evento oficial, fiscais dos partidos, representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) conferem os votos que são digitados nas urnas e, após o encerramento da votação, verificam se o resultado corresponde aos votos digitados. Todas as etapas desse procedimento são realizadas na presença de auditores e auditoras externos e da imprensa.

Decisões em destaque

- RECURSO ELEITORAL 422-08.2016.6.19.0056 - Mendes - RIO DE JANEIRO - Fraude para compor a cota de gênero (Acórdão de 24/01/2018)

(Acesse aqui a íntegra do acórdão)

A fraude da candidata ao cargo de Vereadora do Município de Mendes, nas Eleições 2016, ficou comprovada pelo fato de que não houve candidatura de fato. A candidata usou as redes sociais para difundir campanha do marido, também candidato ao cargo de Vereador, sem fazer qualquer menção à sua própria candidatura. Outros elementos demonstram o ilícito: votação zerada, nenhum gasto de campanha, nenhuma doação recebida e prestação de contas zerada.

Declarada a inelegibilidade da candidata 

- RECURSO ELEITORAL 1655-68.2016.6.19.0176 - Rio de Janeiro - RIO DE JANEIRO - Candidatura autônoma, sem vinculação a partido político (Acórdão de 01/09/2016)

(Acesse aqui a íntegra do acórdão)

Trata-se de recurso eleitoral interposto contra sentença que indeferiu o registro de candidatura dos recorrentes aos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito do Município do Rio de Janeiro nas Eleições 2016, por não estarem vinculados a qualquer partido político, o que é proibido em nosso sistema eleitoral.

Dessa forma, foi desprovido o recurso e mantida a sentença de 1º grau.

- RECURSO ELEITORAL 479-44.2016.6.19.0050 - Casimiro de Abreu - RIO DE JANEIRO - Captação ilícita de sufrágio (Acórdão de 28/08/2017)

(Acesse aqui a íntegra do acórdão)

Trata-se de recurso interposto por candidato ao cargo de Vereador nas Eleições 2016 contra sentença de condenação a cassação do diploma e multa.

Constam dos autos documentos como títulos eleitorais, agendamento de troca de domicílio eleitoral, listas de eleitores com orçamentos de material de construção, contas de terceiros com recibos de pagamento, vales-combustível e outros, comprovando a prática de compra de votos durante o período eleitoral, pessoalmente e com o auxílio de cabo eleitoral.

Desprovimento do recurso para manter a sentença de condenação a cassação do diploma e multa.

- RECURSO CRIMINAL 23-07.2017.6.19.0100 - Campos dos Goytacazes - RIO DE JANEIRO - Transporte irregular de eleitores (Acórdão de 18/03/2019)

(Acesse aqui a íntegra do acórdão)

Trata-se de recurso criminal interposto contra sentença de condenação pela prática de transporte irregular de eleitores nas Eleições 2016.

As provas constantes dos autos comprovam os seguintes fatos: veículo adesivado e com bandeira do candidato; apreensão de grande quantidade de panfletos no carro que transportava os eleitores; e o prévio ajuste para a realização de transporte no dia das eleições.

Sendo a conduta enquadrada como crime eleitoral, não incide o princípio da insignificância.

Desprovido o recurso e mantida a sentença.

- RECURSO ELEITORAL 143-36.2016.6.19.0116 - Angra dos Reis - RIO DE JANEIRO - Inelegibilidade por rejeição de contas (Acórdão de 06/10/2016)

(Acesse aqui a íntegra do acórdão)

Trata-se de recurso interposto pelo Ministério Público Eleitoral em face de sentença que deferiu o Requerimento de Registro de Candidatura de postulante ao cargo de Vereador nas Eleições 2016.

O candidato teve suas contas como ordenador de despesas da Câmara Municipal desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, fato que gera inelegibilidade.

Provimento do recurso e indeferimento do pedido de registro.

- RECURSO ELEITORAL 220-28.2016.6.19.0154 - Belford Roxo - RIO DE JANEIRO - Propaganda irregular não caracterizada (Acórdão de 04/10/2018)

(Acesse aqui a íntegra do acórdão)

Trata-se, na origem, de Representação proposta pelo Ministério Público Eleitoral, em face de candidata a vereadora nas Eleições 2016, com base em denúncia de propaganda irregular, por distribuir bens ou vantagens aos eleitores.

A sentença da 154ª Zona Eleitoral julgou improcedente a Representação, uma vez que as provas nos autos demonstravam claramente que a conduta praticada não se amoldava ao tipo de distribuição de produtos como camisetas, chaveiros, bonés ou outros materiais que pudessem proporcionar vantagem ao eleitor, tratando-se apenas de uma caminhada de correligionários e cabos eleitorais, com uniforme padronizado, faixas e bandeiras da candidata.

Irregularidade da conduta não configurada. Recurso desprovido.

Aplicativos Justiça Eleitoral - Tribunal Superior Eleitoral. Disponível em: <https://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-anteriores/eleicoes-2016/votacao-e-resultados/aplicativos-justica-eleitoral>. Acesso em 23 jun. 2023.

Conheça as novas regras das Eleições Municipais de 2016 - Tribunal Superior Eleitoral - Notícias - 05/01/2016. Disponível em: <https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2016/Janeiro/conheca-as-novas-regras-das-eleicoes-municipais-de-2016>. Acesso em 22 jun. 2023.

Eleições 2016: cinco municípios terão votação híbrida - Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - Notícias - 14/07/2016. Extraída da Intranet do TRE-RJ. Acesso em 22 jun. 2023.

Eleições 2016: confira as regras para a veiculação de propaganda eleitoral na internet. Disponível em: <https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2016/Agosto/eleicoes-2016-confira-as-regras-para-a-veiculacao-de-propaganda-eleitoral-na-internet>. Acesso em 22 jun. 2023.

Eleições 2016: datas e regras. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2016/noticia/2016/01/eleicoes-2016-calendario-e-regras.html>. Acesso em 20 jun. 2023.

Eleições 2016: o papel do mesário. Disponível em: <http://camara.rj.gov.br/eleicoes2016/pag6.html>. Acesso em 14 jul. 2023.

Eleições 2016: orientações do TRE-RJ para o dia da votação  - Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - Notícias - 14/07/2016. Extraída da Intranet do TRE-RJ. Acesso em 23 jun. 2023.

Eleições 2016: prazo para cadastro eleitoral termina no dia 4 de maio. Disponível em: <https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2016/Abril/eleicoes-2016-prazo-para-cadastro-eleitoral-termina-no-dia-4-de-maio>. Acesso em 22 jun. 2023.

Estatísticas do Eleitorado - TRE-RJ. Disponível em: <https://www.tre-rj.jus.br/eleicoes/estatisticas-do-eleitorado-tre-rj/estatisticas-do-eleitorado-tre-rj>. Acesso em 22 jun. 2023.

Estudantes universitários que atuarem como mesários podem ganhar horas HAC - Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - Notícias - 11/05/2016. Extraída da Intranet do TRE-RJ. Acesso em 22 jun. 2023

Lei nº 13.165, de 29 de setembro de 2015. Disponível em: <https://www.tse.jus.br/legislacao/codigo-eleitoral/leis-ordinarias/lei-no-13-165-de-29-de-setembro-de-2015>. Acesso em 20 jun. 2023.

Normas e documentações - Eleições 2016 - Tribunal Superior Eleitoral - Notícias. Disponível em: <https://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-anteriores/eleicoes-2016/area-juridica/normas-e-documentacoes-eleicoes-2016>. Acesso em 20 jun. 2023.

Partidos e coligações têm até segunda (15) para apresentarem registro de candidatos. Disponível em: <https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2016/Agosto/partidos-e-coligacoes-tem-ate-segunda-15-para-apresentarem-registro-de-candidatos>. Acesso em 22 jun. 2023.

Registro de candidatura é tema de reunião com juízes eleitorais - Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - Notícias - 02/05/2016. Extraído da Intranet do TRE-RJ. Acesso em 25 out. 2023.

Relatório de Gestão TRE-RJ 2016. Disponível em: <https://www.tre-rj.jus.br/transparencia-e-prestacao-de-contas/gestao/relatorio-de-gestao>. Acesso em 22 jun. 2023.

Revista de Jurisprudência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - volume 7 - nº 1. Rio de Janeiro: TRE-RJ, 2017. 464 p. Disponível em: <https://www.tre-rj.jus.br/++theme++justica_eleitoral/pdfjs/web/viewer.html?file=https://www.tre-rj.jus.br/jurisprudencia/publicacoes/arquivos-revista-de-jurisprudencia/revista-de-jurisprudencia-v-7-n-1/@@download/file/050420171552_arq_124250.pdf>. Acesso em 28 ago. 2023.

Revista de Jurisprudência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - volume 8 - nº 1. Rio de Janeiro: TRE-RJ, 2018. 514 p. Disponível em: <https://www.tre-rj.jus.br/++theme++justica_eleitoral/pdfjs/web/viewer.html?file=https://www.tre-rj.jus.br/jurisprudencia/publicacoes/arquivos-revista-de-jurisprudencia/revista-de-jurisprudencia-v-8-n-1/@@download/file/300420181137_arq_134834.pdf>. Acesso em 28 ago. 2023.

TRE-RJ sorteia cinco urnas para auditoria no segundo turno - Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - Notícias - 29/10/2016. Extraída da Intranet do TRE-RJ. Acesso em 22 jun. 2023.

TSE pede a permanência no Rop das tropas destinadas à Olimpíada até as eleições – Tribunal Superior Eleitoral – Notícias – 27/07/2016. Disponível em: <https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2016/Julho/copy_of_tse-pede-a-permanencia-no-rio-das-tropas-destinadas-as-olimpiadas-ate-as-eleicoes>. Acesso em 24 out. 2023.

Vinte e sete novos juízes eleitorais tomam posse no TRE-RJ - Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - Notícias - 11/04/2016. Extraído da Intranet do TRE-RJ. Acesso em 25 out. 2023.

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.