TRE-RJ é novamente destaque nacional pela atuação nas redes sociais

Tribunal fluminense fica em 3º lugar em número de interações entre os órgãos do Judiciário, atrás apenas de STF e TSE, segundo a plataforma SocialMediaGov

A imagem apresenta um ranking das Top 5 Redes Sociais do Poder Judiciário, comparando os anos 20...

Pelo segundo ano consecutivo, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) conquistou o terceiro lugar no ranking de envolvimento nas redes sociais entre as instituições do Poder Judiciário. Ao longo dos 12 meses de 2025, o Tribunal ficou atrás apenas do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de acordo com levantamento da plataforma SocialMediaGov.

No período, o TRE-RJ alcançou 1.350.714 interações, superando instituições como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e a TV Justiça, além de manter desempenho superior ao de todos os demais Tribunais Regionais Eleitorais e Tribunais de Justiça. O STF liderou o ranking, com 3.357.256 interações, seguido pelo TSE, com 1.738.185. A métrica considera o total de reações às postagens, como curtidas, comentários e compartilhamentos.

Segundo o diretor executivo da Social Media Gov, Rodrigo Abella, o impacto desse resultado vai além dos números. Para ele, a boa performance digital do TRE-RJ em 2025 gerou uma economia superior a R$ 860 mil em mídia e se refletiu diretamente em mais jovens emitindo o título de eleitor, mais cidadãos engajados no processo eleitoral e mais transparência nas decisões do Tribunal. “É comunicação que gera valor público, fortalece a confiança da sociedade, amplia o conhecimento sobre o papel da Justiça Eleitoral e aproxima o cidadão das instituições”, destaca.

Além da divulgação de notícias, serviços para a eleitora e o eleitor e campanhas institucionais, as redes sociais do TRE-RJ têm apostado em trends e formatos mais dinâmicos para dialogar com o público jovem de forma direta e acessível.

Para o coordenador de Comunicação Social da Secretaria-Geral da Presidência do TRE-RJ, Stéfano Salles, o resultado confirma a consolidação da estratégia digital do Tribunal. Segundo ele, 2025 apresentou desafios extras por ser um ano não eleitoral, quando o interesse do público tende a ser menor. "Já havíamos alcançado um excelente resultado em 2024, que rendeu reconhecimentos interno e externo, com premiações e participação na conquista do Selo Linguagem Simples. Sustentar esse patamar em um ano não eleitoral, quando o interesse do público naturalmente diminui, é especialmente desafiador", afirma Salles. 

O chefe da Seção de Campanhas e Mídias Sociais do TRE-RJ, Leandro Lamarão, destaca que o desempenho é fruto de planejamento e criatividade: “O engajamento vem quando a informação faz sentido para quem está do outro lado da tela. Nosso foco é falar de democracia com linguagem simples, atual e sem perder a identidade institucional.”

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 12h às 17h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 12h às 17h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.