TRE-RJ realiza capacitação em Libras para aprimorar atendimento a pessoas surdas
Objetivo é reduzir as barreiras e garantir acolhimento para os quase 10 mil eleitores e eleitoras com deficiência auditiva no estado do Rio

Para aprimorar o atendimento a pessoas com deficiência auditiva nas zonas eleitorais, servidoras e servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) realizam, nesta semana, um treinamento em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A formação, que acontece no auditório do Palácio da Democracia, no Centro do Rio, é conduzida pelo servidor Ary Jorge Nogueira, da 90ª Zona Eleitoral (Volta Redonda), integrante da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRE-RJ e especialista na Língua Brasileira de Sinais.
Durante a capacitação, que ocorre de 4 a 6 de novembro, das 11h às 17h, as(os) participantes aprendem os fundamentos da Libras - sinais manuais, expressões faciais e movimentos corporais - em atividades voltadas às situações cotidianas do atendimento ao público.
Ary Jorge destaca a importância do conhecimento da Libras no serviço público e cita o exemplo de Volta Redonda: “Por lá, o atendimento a pessoas com deficiência é considerado de excelência, e elas nem precisam de acompanhante para auxiliá-las”, afirmou.
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, 9.444 eleitoras e eleitores com deficiência auditiva estão cadastrados no Estado do Rio de Janeiro. O TRE-RJ busca, com essa iniciativa, reduzir barreiras de comunicação e garantir acolhimento em todos os pontos de atendimento.
“As pessoas surdas compõem um público importante, que muitas vezes enfrenta barreiras no acesso aos serviços públicos. Nosso objetivo é reduzir essas barreiras e garantir acolhimento”, disse Ary Jorge.

