TRE-RJ conquista Selo Boa Prática do TSE

Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral foi condecorada por duas iniciativas que otimizam trabalho de servidoras(es) e ampliam transparência ao público

(da esq. p/ dir.) Pablo de Barros, de óculos e barba, usando terno cinza; Gisela Barbosa, cabelo...

A Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral (VPCRE) do TRE-RJ teve duas iniciativas premiadas com o Selo Boa Prática CGE/TSE 2024/2025, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral, em cerimônia realizada em Brasília. São elas: o sistema Radar, plataforma utilizada por servidoras(es), que reúne num só local dados de diversos sistemas da Justiça Eleitoral; e o Codame, que disponibiliza ao público informações pertinentes a audiências e cerimônias públicas, em período eleitoral.

O evento de premiação, que ocorreu na última sexta-feira (7), contou com a participação do coordenador de Supervisão e Orientação às Zonas Eleitorais (Csori), Pablo Barros; da chefe da Seção de Atendimento e Apoio à Zonas Eleitorais (Seaaze), Gisela Barbosa; e da assistente de Planejamento da Secretaria da VPCRE, Milene Cater.

 “Trata-se do reconhecimento do trabalho desenvolvido pela VPCRE, em duas iniciativas que proporcionam mais eficiência e transparência”, destacou Pablo Barros. “O Radar visa auxiliar servidores das zonas eleitorais na gestão processual e cartorária, e o Codame otimiza o acesso a informações por parte dos cidadãos e das entidades fiscalizadoras”, explicou. 

INICIATIVAS PREMIADAS

O sistema Radar é uma ferramenta que reúne, em uma única plataforma, diversos sistemas da Justiça Eleitoral, como Processo Judicial Eletrônico (PJe), SEI, TítuloNet, Metas do CNJ, Ranking de Eficiência das Zonas Eleitorais, BI Metabase (Business Intelligence) e Painel de Autoinspeção. 

Já o sistema Codame, projeto no qual a VPCRE foi parceira da Coordenadoria de Sistemas Eleitorais (Cosel), destina-se à veiculação, nos portais institucionais do TRE-RJ, de informações relacionadas a audiências e cerimônias públicas que ocorrem no período eleitoral, permitindo ampla divulgação de cronogramas dos eventos como os de geração de mídias e preparação de urnas, entre outros, além de editais e atas.

As iniciativas Radar e Codame foram desenvolvidas, respectivamente, pela Seção de Análise de Dados e Inteligência de Negócios (Seadin) e pela Seção de Desenvolvimento de Sistemas (Sedsis), unidades da Coordenadoria de Soluções Corporativas (Cscor) da STI do Tribunal. 

CATEGORIAS DO PRÊMIO

A premiação reconheceu práticas em duas categorias:  

  • Selo Boa Prática (51 ações): iniciativas que promovem melhoria da gestão e da prestação jurisdicional, com foco em eficiência e replicabilidade; 
  • Selo Destaque Cidadania (nove ações): projetos voltados à inclusão de pessoas em situação de rua, tema prioritário da edição deste ano.  

As práticas estão disponíveis no Portal de Boas Práticas da CGE, que reúne projetos inovadores de todo o país. Os prêmios foram entregues pela ministra Isabel Gallotti, pela juíza auxiliar Roberta Fonseca, pela secretária da CGE, Julianna Sesconetto, e pelo desembargador Luiz Osório Moraes Panza.  

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido