Mais de 500 jovens tiram primeiro título no #PartiuVotar em Teresópolis
Iniciativa estratégica do TRE-RJ promoveu um aumento de quase cinco pontos percentuais no eleitorado entre 15 e 19 anos na cidade

O programa #PartiuVotar realizou, entre os dias 5 e 7 de novembro, o alistamento de 513 jovens durante ações promovidas em escolas estaduais de Teresópolis, na Região Serrana. Graças à iniciativa, promovida pela Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Roberto Felinto em parceria com o Núcleo da Justiça Eleitoral Itinerante, houve um aumento de quase cinco pontos percentuais no eleitorado de jovens entre 15 e 19 anos, que passou de 24,12% para 28,90%, totalizando 3.104 eleitoras(es) na cidade.
Teresópolis constava como o segundo município do estado com menor taxa de eleitores entre 15 e 19 anos alistados. Após a visita do #PartiuVotar nos colégios Higino da Silveira, Euclydes da Cunha e Lions Club, a cidade passou a ser a 17° entre as de menor taxa de eleitores da faixa etária alistados.
Durante a ação, os estudantes participaram de palestras voltadas à educação para a cidadania, com destaque para a importância do voto na consolidação da democracia. Foram apresentadas informações sobre o funcionamento da urna eletrônica e os mecanismos de segurança do processo de votação.
Além dos alistamentos, as servidoras e servidores da Justiça Eleitoral atenderam 95 pessoas para transferência de domicílio, atualização de dados e coleta biométrica.
O PROGRAMA
O #PartiuVotar tem como objetivo incentivar o alistamento eleitoral de jovens que tenham 15 a 19 anos na data da próxima eleição. Os jovens de 15 anos só poderão votar caso tenham completado 16 até a data do pleito.
Em 2025, a EJE do TRE-RJ já levou as ações do projeto #PartiuVotar aos municípios de Petrópolis, na Região Metropolitana, e de Barra do Piraí, no Médio Paraíba.

