Iniciativas educacionais do TRE-RJ atenderam quase 3 mil jovens em setembro

Público participou de atividades dos programas "TRE vai à Escola" e "Eleitor do Futuro"

Uma sala de aula cheia de estudantes, sentados em carteiras verdes, assistindo a uma palestra mi...

Em setembro, as iniciativas educacionais da Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Roberto Felinto (EJE-RJ) alcançaram 2.948 estudantes por meio dos projetos "TRE Vai à Escola" e "Eleitor do Futuro". Oficinas e palestras conduzidas por servidores(as) e magistrados(as) promoveram debates sobre cidadania e eleições, fortalecendo a aproximação da Justiça Eleitoral com a comunidade escolar.

TRE VAI À ESCOLA

Neste projeto, magistrados(as) visitam escolas do Rio de Janeiro para orientar alunos(as) sobre temas eleitorais. No dia 30, duas instituições de Nilópolis, na Baixada Fluminense, receberam palestras da juíza Daniella Santos Botelho, da 221ª Zona Eleitoral, e do chefe do cartório, Renato Mouta. A Santa Mônica Rede de Ensino e o Colégio Estadual Aydano de Almeida tiveram a participação de 160 estudantes somados nas ações.

O dia 29 foi marcado por ações em diferentes escolas. O Colégio Estadual Heitor Lira recebeu o juiz Felipe Costa, da 162ª Zona Eleitoral (Parada de Lucas), que palestrou para 130 estudantes da localidade da Capital. Já o Ciep 201 Aarão Steinbruch recebeu, na mesma data, o juiz Ricardo Barcellos, da 127ª Zona Eleitoral (Duque de Caxias), que palestrou sobre democracia e política para 85 alunos(as) da cidade da Baixada Fluminense.

No mesmo dia, a juíza Maria Tereza Donatti, da 14ª Zona Eleitoral (Todos os Santos), visitou a Escola Municipal Quintino Bocaiúva, na Zona Norte do Rio, para instruir 70 estudantes sobre eleições e democracia. Simultaneamente, o Ciep 317 Aurélio Buarque de Holanda recebeu a juíza Tassiana da Costa Cabral, da 157ª Zona Eleitoral (Nova Iguaçu), que palestrou para 80 alunos(as) do município da Baixada.

Em Niterói, Região Metropolitana, a Escola Municipal Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis recebeu no dia 26 a juíza Daniela Ferro Affonso, da 199ª Zona Eleitoral, para instruir 104 estudantes sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral. Na mesma data, a juíza Daniela também visitou a Escola Canadense de Niterói, onde palestrou para 57 alunos(as).

No dia 25, a juíza Anna Carolinne Licasálio da Costa, da 91ª Zona Eleitoral (Barra Mansa) palestrou para 30 estudantes no Colégio Estadual Baldomero Barbará.

Já no dia 24, o Ciep 277 João Nicolau Filho recebeu a chefe da 101ª Zona Eleitoral (Cantagalo), Luciana Grimião Queiroz. A palestra sobre cidadania e eleições alcançou 74 estudantes. Na mesma data, o juiz José Francisco Buscacio Maron, da 28ª Zona Eleitoral (Paraíba do Sul), palestrou para 214 jovens no Colégio Estadual Monsenhor Francisco, no Centro-Sul fluminense.

Ainda no dia 24, o campus Humaitá do Colégio Pedro II, na Zona Sul do Rio, recebeu a juíza Renata Guarino Martins, da 4a Zona Eleitoral (Botafogo), que instruiu 60 estudantes do ensino fundamental sobre democracia.

Em 18 de setembro, o Instituto de Educação Governador Roberto Silveira recebeu o juiz Maxwel Rodrigues da Silva, da 200ª Zona Eleitoral (Duque de Caxias), que ministrou palestra para 250 alunos(as). Ainda nesta data, duas instituições em Copacabana, na Capital, receberam o juiz Aroldo Gonçalves Pereira Júnior, da 5ª Zona Eleitoral. Cento e setenta estudantes do Colégio Sagrado Coração de Maria e do Colégio Estadual Infante Dom Henrique participaram da oficina.

No dia 17, 115 alunos(as) do Colégio Estadual Joaquim de Macedo receberam a visita da juíza Katylene Collyer Pires de Figueiredo, da 93ª Zona Eleitoral, localizada na cidade de Barra do Piraí, no Médio Paraíba. Democracia e processo eleitoral foram os temas abordados. No mesmo dia, a juíza Leidejane da Silva, da 43ª Zona Eleitoral, em Natividade, no Noroeste Fluminense, esteve no CIEP 468 Olga Thurler Mendonça da Fonseca e palestrou para 50 estudantes.

Já no dia 15, a juíza Luciana Fiala de Siqueira Carvalho, da 234ª Zona Eleitoral (Magalhães Bastos), na Capital, esteve na Escola Municipal Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco e palestrou para 80 estudantes sobre participação feminina na política.

Em 11 de setembro, duas instituições do município de Niterói receberam palestras do chefe da 71ª Zona Eleitoral (Niterói), Paulo Carlos Santos Franco, que esteve no Colégio Estadual Zuleika Raposo Valladares e na Escola Municipal Maestro Heitor Villa-Lobos. O chefe instruiu 87 estudantes sobre eleição e cidadania.

Em nova ação em Barra Mansa, no Sul Fluminense, a Escola Sest/Senat recebeu no dia 11 a juíza Anna Carolinne Licasálio da Costa, da 91ª Zona Eleitoral. Cento e quinze jovens participaram da ação educativa sobre cidadania e importância do voto.

Em Arraial do Cabo, o Colégio Municipal Francisco Porto de Aguiar recebeu no dia 10 o juiz José Renato Oliva de Mattos Filho, da 146ª Zona Eleitoral, que palestrou para 240 estudantes dos ensinos fundamental e médio. Na mesma data, em São José do Vale do Rio Preto, Região Serrana, o juiz Rubens Soares Sá Viana Júnior, da 196ª Zona Eleitoral, esteve na Escola Municipal Prefeito Bianor Martins Esteves, onde instruiu 90 alunos(as) sobre democracia.

A Escola Pio XII, no dia 9, recebeu o juiz Marcello Rubioli, da 188ª Zona Eleitoral (Irajá), para palestrar para 60 estudantes da Capital sobre a importância do voto. Já no dia 4, o juiz Maxwel Rodrigues da Silva, da 200ª Zona Eleitoral (Duque de Caxias), esteve no Colégio Estadual Lia Marcia Gonçalves Panaro e instruiu 80 alunos(as).

No dia 3, o campus Cambuci do Instituto Federal Fluminense recebeu o juiz Paulo Vitor Siqueira Machado, da 97ª Zona Eleitoral (Cambuci), para palestrar para 90 estudantes do ensino médio. No mesmo dia, a juíza Leidejane da Silva, da 43ª Zona Eleitoral (Natividade), visitou o Ciep 468 Olga Thurler Mendonça da Fonseca e instruiu 50 alunos(as) sobre a Justiça Eleitoral.

Ainda nessa data, o juiz Rubens Soares Sá Viana Júnior, da 196ª Zona Eleitoral (São José do Vale do Rio Preto), esteve no Colégio Cenecista para conversar com 71 alunos(as) sobre democracia.

ELEITOR DO FUTURO

Em setembro foram dois colégios visitados pelo programa "Eleitor do Futuro", que também leva palestras e oficinas a escolas públicas e privadas. As ações são conduzidas por servidores(as) da Justiça Eleitoral.

No dia 17, o Colégio Santo Inácio, em Botafogo, na Capital, recebeu Alexandre Meira, do Núcleo de Governança de Gestão de Pessoas (Ngesp), Gisele Goneli, da Coordenadoria de Gestão de Bem-Estar e da Força de Trabalho (Cogest), Iara Borges, da Seção de Programas Institucionais (Spins), e Juliana Avelar, da Seção de Estudos Eleitorais (Sedel), para palestrarem para 226 estudantes.

Já no dia 15, a servidora Luciana Nascimento, da 116ª Zona Eleitoral, visitou o Colégio Jean Piaget, em Angra dos Reis, na Costa Verde, para instruir 110 alunos(as) sobre democracia.

1/ Galeria de imagens
ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido