Desembargador Cláudio de Mello Tavares é homenageado pelo Tribunal de Contas do Rio
Condecoração reconhece a atuação do desembargador no fortalecimento da democracia

O corregedor regional eleitoral e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador Cláudio de Mello Tavares, foi homenageado com o Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal pelo Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio). A cerimônia ocorreu na tarde desta sexta-feira (7), no Palácio da Cidade, em Botafogo.
A condecoração, entregue pelo presidente do TCMRio, conselheiro Luiz Antônio Guaraná, reconhece autoridades que, com suas atividades profissionais, contribuem para o fortalecimento dos poderes estatais, das ações governamentais, da identidade nacional e da democracia.
O desembargador Cláudio de Mello Tavares agradeceu a homenagem e destacou a felicidade e a energia que ela traz para o seu magistério. “Desejo que todos tenham voz, que não haja tanta desigualdade como existe no nosso país. Tenho certeza de que juntos podemos fazer essa diferença. E é isso que me move”, afirmou.
Além do desembargador Cláudio de Mello Tavares, também receberam a honraria o ministro do Supremo Tribunal Federal André Luiz de Almeida Mendonça; o desembargador José Carlos Paes; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Tarcísio Antônio de Salles Junior.
A condecoração é composta na forma de uma estrela dourada de cinco braços com a efígie em alto relevo do Ministro Victor Nunes Leal, acompanhada de um distintivo de alfinete, uma roseta e um diploma, em todos gravado o brasão do município do Rio de Janeiro. A mesa da cerimônia foi composta pelo presidente do TCMRio, conselheiro Luis Antônio Guarani, atualmente prefeito em exercício no Rio, e foi presidida pelo conselheiro Thiago Kwiatkowski.
Estiveram presentes na cerimônia a diretora da EJE-RJ, desembargadora Maria Helena Pinto Machado; o desembargador eleito do TRE-RJ, Fernando Cerqueira Chagas; os ex-presidentes do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter e Carlos Santos de Oliveira; o presidente da Associação Nacional de Desembargadores (Andes), desembargador Fábio Dutra; a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), juíza Eunice Haddad; o desembargador Francisco Peçanha Filho; e o desembargador Luiz Umpierre de Mello Serra, entre outras autoridades. Também compareceram membros (as) e servidores(as) do TRE-RJ e os famíliares do homenageado.
CURRÍCULO
O desembargador Cláudio de Mello Tavares é integrante do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e atua como vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) no biênio 2025-2027. Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), construiu uma trajetória marcada pela competência técnica, dedicação ao serviço público e defesa da Justiça como instrumento de cidadania.
Com quase três décadas de atuação na magistratura fluminense, foi corregedor-geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro (2017-2018) e presidente do TJRJ (2019-2020), período em que conduziu o Tribunal durante a pandemia da Covid-19, assegurando a continuidade das atividades jurisdicionais e promovendo avanços na modernização administrativa e tecnológica do Judiciário.

