Programas da EJE do TRE-RJ visitam mais de 40 instituições de ensino em outubro
Colégios em todo o estado do Rio receberam palestras e oficinas com urnas eletrônicas, conduzidas por magistradas(os) e servidoras(es)

Os programas "Eleitor do Futuro" e "TRE Vai à Escola", da Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Roberto Felinto, alcançaram 3.242 estudantes em outubro. Essas iniciativas promovem oficinas e palestras conduzidas por servidoras(es) e magistradas(os), abordando temas como cidadania e eleições, além de simulações de voto com urnas eletrônicas.
TRE VAI À ESCOLA
No projeto “TRE Vai à Escola”, magistrados(as) visitam escolas do estado para orientar alunos(as) sobre temas eleitorais. No dia 30, a Escola Municipal Bilíngue Sueli Amaral recebeu o juiz Eric Fernandes, da 92ª Zona Eleitoral (Araruama), que palestrou para 34 alunas(os). Na mesma data, o Instituto Geremário Dantas recebeu a juíza Viviane Abrahão, da 185ª Zona Eleitoral (Praça Seca, na Capital), onde instruiu 39 estudantes sobre democracia.
Ainda no dia 30, a Escola Municipal Almirante Saldanha da Gama recebeu o juiz Paulo Henrique Caetano Ramos, da 242ª ZE (Campo Grande), para uma conversa com 80 estudantes. No dia 29, a Escola Positiva de Barra de São João recebeu o juiz Rafael Azevedo Ribeiro Alves, da 50ª ZE (Casimiro de Abreu), onde palestrou para 82 alunas(os).
Já em 27 de outubro, a Escola Municipal Professor Jansen Pereira de Melo recebeu a juíza Patricia Cogliatti, da 88ª ZE (São João de Meriti), para bater um papo para 72 estudantes sobre democracia, cidadania e os Três Poderes da República. No mesmo dia, a magistrada Márcia Lema, da 176ª ZE (Vigário Geral), esteve na Escola Municipal Grécia e falou para 58 alunas(os) sobre organização dos poderes. Ainda na mesma data, o Colégio Prima recebeu o juiz Felipe Carvalho, da 55ª ZE (Maricá), que instruiu 100 estudantes sobre a Justiça Eleitoral.
No dia 23, a Escola Municipal Baltazar Lisboa recebeu o programa que teve a participação de 70 estudantes e foi conduzido pela magistrada Alessandra Pinto, da 122ª ZE (Campo Grande). Na véspera, o juiz Carlos Souto, da 147ª ZE (Angra dos Reis), palestrou para 73 estudantes da Escola Estadual Brigadeiro Nóbrega. Na mesma data, a Escola Municipal Fernando Azevedo e a Escola Municipal Princesa Isabel receberam a juíza Kátia Torres, da 125ª ZE (Santa Cruz), onde instruiu 80 alunas(os) sobre democracia. Ainda no dia 22, o Colégio Estadual Duque Costa recebeu o magistrado Akira Sasaki, da 187ª ZE (São João de Meriti), que palestrou para 70 estudantes, e a magistrada Ana Carolina Villaboim da Costa Leite, da 89ª ZE (São João de Meriti) que instruiu 70 alunos sobre cidadania e democracia. .
Já no dia 21, o juiz Eric Fernandes, da 92ª ZE (Araruama), esteve no Colégio Araruama para conversar com 86 alunas(os). Na mesma data, a Escola Municipal João XXIII e a Escola Municipal Bernardino de Melo receberam o magistrado Leopoldo Mendes Júnior, da 139ª ZE (Japeri), que bateu um papo com 70 estudantes sobre urnas eletrônicas.
Em 20 de outubro, a Escola Municipal Maria Hortência Nogueira e a Escola Municipal Maria Helena Rafael de Elias receberam a magistrada Priscila Oddo, da 183ª ZE (Porto Real), que palestrou para 109 estudantes, somando as duas instituições. Na mesma data, o juiz Luiz Otávio Heckmaier, da 150ª ZE (Mesquita), visitou a Escola Municipal Rotariano Arthur Silva e instruiu 108 alunas(os) sobre o exercício do voto. Finalizando o dia, o juiz Josué Ferreira, da 109ª ZE (Macaé), e a juíza Suzane Macedo, da 254ª ZE (Macaé), estiveram presentes no Colégio Souza orientando 53 estudantes sobre urnas eleitorais.
Já no dia 17, o Instituto Pio XI recebeu o juiz Ricardo de Andrade Oliveira, da 21ª ZE (Olaria), que conversou com 100 estudantes. No dia 16, foi a vez de o Colégio Estadual Domício da Gama receber o magistrado Felipe Carvalho, da 55ª ZE (Maricá), onde instruiu 100 estudantes sobre a Justiça Eleitoral.
Em 14 de outubro, o Colégio Estadual João Kopke recebeu a juíza Denise Nascimento, da 74ª ZE (Engenheiro Paulo de Frontin), onde palestrou para 21 jovens. No mesmo dia, o Colégio Cetecon recepcionou o magistrado Edison Burlamaqui, da 105ª ZE (Itaguaí), que palestrou para 57 estudantes sobre cidadania. A Faetec Saquarema recebeu o juiz Andrew Maciel, da 62ª ZE (Saquarema), também na mesma data, quando conversou com 150 estudantes sobre o Estado Democrático.
No dia 13, o Colégio Estadual Professora Alvina Valério da Silva recebeu o programa, que contou com a palestra da magistrada Rafaela de Oliveira, da 149ª Zona Eleitoral (Guapimirim), para 56 estudantes. Já a juíza Viviane de Faria, da 151ª ZE (Itaboraí), visitou, no dia 10, o Ciep Miguel de Cervantes, onde palestrou para 108 alunas(os).



No dia 9, o Colégio Estadual Canadá recepcionou a palestra do juiz Guilherme Turl, da 222ª ZE (Nova Friburgo), que instruiu 100 estudantes sobre Justiça Eleitoral. Na mesma data, o Ciep Presidente Benes recebeu o magistrado Cláudio Ferreira Rodrigues, da 108ª ZE (Rio Claro), que conversou com 55 alunas(os).
Já em 8 de outubro, o juiz Bernardo Sangoi, da 148ª ZE (Magé), esteve nos colégios Professora Alda Bernardo dos Santos Tavares e Soares Coimbra, palestrando para 75 estudantes nas duas instituições. No mesmo dia, o Centro Educacional Nova Escola recebeu o magistrado Renan Ferrari, da 255ª ZE (Quissamã), para palestrar para 50 alunas(os), e o Colégio SEI Anglo, em Saquarema, recebeu o juiz Andrew Maciel, da 62ªZE (Saquarema) que palestrou para 56 estudantes.
No dia 7, a Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo contou com a palestra da magistrada Catarina Camargo, da 78ª ZE (Duque de Caxias), para 50 estudantes. No dia anterior, 6 de outubro, o Colégio Estadual João Salim recebeu o juiz Eduardo Hablitschek, da 24ª ZE (Magalhães Bastos), para conversar com 72 alunas(os).
No dia 2, o Colégio Teresiano recebeu a magistrada Keyla Blank De Cnop, da 211ª ZE (São Conrado, na Capital), que instruiu 130 estudantes sobre democracia. Na mesma data, a juíza Viviane Abrahão, da 185ª ZE (Praça Seca, também na Capital), esteve no Ciep Almir Bonfim de Andrade para palestrar para 107 alunas(os).
Ainda no dia 2, o Colégio Estadual Augusto Spinelli recebeu o juiz Guilherme Willcox Amaral Coelho Turl, da 222ª ZE (Nova Friburgo), que palestrou para 30 estudantes. Nesse dia também ocorreu uma ação conduzida pelo magistrado Cláudio Ferreira Rodrigues, da 108ª ZE (Rio Claro), no Colégio Estadual Fagundes Varela, para 75 estudantes.
No dia 1º, o Colégio Estadual Dr. João Nery recebeu o juiz Felipe Consonni Fraga, da 56ª ZE (Mendes), que palestrou para 223 alunas(os). Na mesma data, a magistrada Tassiana da Costa Cabral, da 157ª ZE (Nova Iguaçu), instruiu 60 alunas(os) no Instituto de Educação Paulo de Tarso sobre Justiça Eleitoral.
Ainda no primeiro dia do mês, a Escola Municipal Manuel Duarte recebeu a juíza Katerine Jatahy Kitsos Nygaard, da 111ª ZE (Valença), que palestrou para 85 estudantes. Por fim, o Colégio Estadual Olga Benário Prestes recebeu, também no dia 1º, a magistrada Ana Paula Cardoso, da 161ª ZE (Olaria), para conversar com 80 alunas(os) sobre democracia.
ELEITOR DO FUTURO
No programa “Eleitor do Futuro”, estudantes são orientados por servidoras(es) da Justiça Eleitoral, e não por magistradas(os). No dia 21, o Ciep Dr. Adão Pereira Nunes, localizado na Avenida Brasil, no Rio, recebeu as servidoras Luciana Beser, da 219ª ZE (Cascadura, na Capital), e Márcia Neves, da Seção de Programas Institucionais (Spins), que palestraram para 53 estudantes. A diretora da unidade Heloiza Gonçalvez de Souza elogiou a ação e manifestou interesse em novas visitas. “Atividade que encanta as crianças e professores, além de facilitar a abordagem em sala de aula sobre o exercício da cidadania”, afirmou.
O Ciep Dr. Adão Pereira Nunes também recebeu o “Eleitor do Futuro” no dia 2, quando Luciana Beser, da 219ª ZE, e Ariane Vilaça, da Coordenadoria de Desenvolvimento de Competências (Cdesc), palestraram para 51 estudantes. Segundo a diretora Elizabeth Valente, a atividade superou as expectativas, possibilitando aprendizado de forma lúdica e prazerosa. “A iniciativa foi muito significativa para todos”, ressaltou.
Já no dia 1º, a servidora Cristina Andrade, da 4ª ZE (Jardim Botânico), palestrou para 44 alunas(os) no Centro Educacional Espaço Integrado, na Barra da Tijuca, na Capital. Para a diretora Fernanda Mairus, a atividade foi indispensável para a formação socioeducacional dos alunos.









