TRE-RJ realiza audiência pública sobre auditorias de votação

Quarenta e três urnas eletrônicas passarão pelo procedimento

Em um auditoria, pessoas estão sentadas e assistem a servidora de roupa preta e com o microfone ...

A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) do TRE-RJ realizou, nesta sexta-feira (20), audiência pública sobre os procedimentos das Auditorias de Funcionamento das Urnas Eletrônicas (Teste de Integridade, com e sem biometria, e Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais), que acontecerão na data do pleito. 

A integrante da Cave Patricia Ferraro explicou que, nestas eleições municipais, o TRE-RJ realizará auditoria em 43 urnas eletrônicas no dia 6 de outubro (primeiro turno das Eleições). O Teste de Integridade será realizado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e abrangerá 31 urnas eletrônicas. 

Outras duas urnas passarão pelo Teste de Integridade com Biometria, que acontecerá no campus da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio), em Botafogo. Mais 10 urnas passarão por outro tipo de auditoria, o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, que acontece na própria seção eleitoral, antes do início da votação. 

A seleção das urnas que passarão pelos testes ocorre em cerimônia pública promovida pelo TRE-RJ e pode ser feita de duas formas: por meio da escolha pelos partidos políticos e demais entidades fiscalizadoras ou/e por sorteio. O evento será realizado na véspera da eleição, às 8h, no Palácio da Democracia, nova sede do TRE-RJ. 

As entidades fiscalizadoras podem indicar representantes para acompanhar os trabalhos da Comissão no dia da votação. A Resolução TSE 23.673/2021 prevê as entidades legitimadas a participar das etapas do processo de fiscalização.

O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Michel Kovacs, fez um resumo dos demais procedimentos de auditoria, que acontecem antes e depois do pleito. 

Também participaram da audiência pública o presidente da Cave, desembargador eleitoral Marcello de Sá Baptista; o procurador regional eleitoral substituto, Flavio Paixao de Moura Junior; a representante da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Vera Werneck; o representante do partido Novo, Bruno Kazuhiro; o representante da Polícia Federal, delegado Claudio Monteiro; a diretora-geral do TRE-RJ, Eline Íris; a secretária-geral da Presidência do Tribunal, Mariana Figueiredo Correa; e o secretário da Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral, Filipe Vieira de Carvalho.

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.