Búzios: propaganda eleitoral é permitida desde sábado (23)

Duas chapas registraram candidaturas para participar da eleição de 28 de abril

Tudo pronto para as eleições suplementares em Paraú neste domingo (04)

Candidatos das duas chapas registradas na Justiça Eleitoral para concorrer às eleições suplementares de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, podem fazer propaganda desde sábado (23). A votação acontece no dia 28 de abril. As regras para a propaganda eleitoral do pleito suplementar foram estabelecidas na Resolução TRE-RJ 1.313/24.

É permitida a distribuição de material gráfico de campanha e a propaganda por meio de adesivos em automóveis, caminhões, bicicletas, motocicletas e janelas residenciais, desde que não exceda o limite legal. Caminhadas, carreatas ou passeatas, acompanhadas ou não por carro de som ou minitrio estão autorizadas, desde que respeitadas as normas estabelecidas na Resolução TSE 23.610/2019.

Também é permitida a propaganda na internet, desde que gratuita, exceto o impulsionamento de conteúdos contratado por partidos, coligações, candidatos e representantes legais. Não haverá horário eleitoral gratuito de rádio e televisão.

São vedadas quaisquer formas de propaganda em vias, locais ou edifícios públicos, ou em bens privados abertos ao público, como cinemas, clínicas de saúde, lojas, clubes, templos, centros comerciais, ginásios e estádios. São proibidas a confecção e a distribuição de camisetas ou quaisquer outros brindes com as marcas ou dizeres da campanha. 

A distribuição de cestas básicas, material de construção ou qualquer outra oferta de benefício ao eleitor ou à eleitora em troca do voto também é vedada, sob pena de o candidato ou a candidata responder por crime eleitoral.

Candidaturas registradas

Duas chapas registraram candidaturas para os cargos de prefeito e vice nas eleições suplementares de Armação dos Búzios, que serão realizadas em 28 de abril. Todos os pedidos de registro deverão estar julgados pelo juízo da 172° Zona Eleitoral até o dia 12 de abril. O prefeito eleito exercerá o mandato até 31 de dezembro de 2024. Posteriormente, irá assumir o cargo o candidato que será escolhido nas eleições municipais deste ano. 

Em ordem alfabética, concorrem Leandro Alex de Souza da Silva, o Leandro de Búzios, pela Federação “Agora é Búzios”, formada pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Cidadania, Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e Solidariedade. Fellipe Araguez Simões Barbosa, o Pastor Fellipe, é o vice da chapa.

A outra chapa registrada é a “Coragem para renovar”, da coligação do Partido Liberal (PL) com o Partido Renovação Democrática (PRD). A chapa tem Rafael Aguiar Pereira de Souza como candidato ao cargo de prefeito e João de Melo Carrilho como vice.

Os dados de candidatas e candidatos podem ser consultados no DivulgaCandContas.

Entenda o caso

Em setembro de 2022, o Colegiado do TRE-RJ confirmou sentença da 172ª Zona Eleitoral, juízo responsável pelo caso, que cassou o mandato do prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (Republicanos), e do vice-prefeito, Miguel Pereira de Souza (Republicanos), por abuso do poder econômico nas eleições de 2020.

A Corte Eleitoral fluminense entendeu que os políticos foram beneficiados por esquema de compra de votos na data do pleito, em 15 de novembro de 2020. A decisão do TRE-RJ foi confirmada pela ministra Isabel Gallotti, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em decisão monocrática de fevereiro de 2024.

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido