"TRE Vai à Escola" realiza ações na Região Metropolitana
O programa visitou cinco colégios na Baixada Fluminense e na Zona Oeste

Nesta terça-feira (14), 120 estudantes da Escola Municipal Rio das Pedras, em Rio das Pedras, Zona Oeste da Capital, receberam ações educativas do programa “TRE Vai à Escola”. O juiz eleitoral Luiz Felipe Negrão, da 179ª Zona Eleitoral, ministrou a palestra "Por que precisamos de democracia?".
No mesmo dia, a juíza eleitoral Mariana Baptista, da 83ª Zona Eleitoral, esteve no CIEP 364 Nelson Ramos, em Mesquita, Baixada Fluminense. A magistrada falou sobre cidadania e importância do voto para 45 estudantes.
Na segunda-feira (13), 50 estudantes do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) Euclides da Cunha, em Rio das Pedras, Zona Oeste do Rio, acompanharam palestra sobre cidadania e democracia. A atividade foi ministrada pelo juiz eleitoral Luiz Felipe Negrão, da 179ª Zona Eleitoral.




Já no dia 8 de novembro, as atividades foram realizadas em duas escolas de Nilópolis, na Baixada Fluminense. O juiz eleitoral Leandro Loyola, da 201ª Zona Eleitoral, o chefe de cartório Fernando Gaspar e o servidor Thalles da Silva estiveram na Elite Rede de Ensino e no Colégio Estadual Antônio Figueira de Almeida para uma conversa sobre democracia. Ao todo, as duas ações atenderam 58 estudantes.
Eleitor do Futuro
O TRE-RJ conta com outro projeto socioeducativo que promove palestras abordando temas pertinentes à Justiça Eleitoral, com o objetivo de aproximar o Tribunal de jovens e futuros eleitores e eleitoras. É o "Eleitor do Futuro". Quem conduz as ações são as servidoras e os servidores da Justiça Eleitoral fluminense.
Um desses eventos socioeducativos aconteceu no dia 8 de novembro, na Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais (APAE), em Pinheiral, no Sul Fluminense. O servidor Ary Jorge Nogueira, que trabalha na 90ª Zona Eleitoral (Volta Redonda), palestrou para aproximadamente 75 alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.
Ary falou sobre o funcionamento das urnas eletrônicas e também fez uma dinâmica com as(os) estudantes. Nas atividades dos dois programas, os(as) estudantes tiveram a oportunidade de interagir com uma urna eletrônica, em oficinas de votação simulada.