TRE-RJ atende pessoas em vulnerabilidade social na Zona Oeste do Rio
Ação Social que reuniu órgãos públicos aconteceu nesta terça (11), em Jacarepaguá

Nesta terça-feira (11), o TRE-RJ participou de mutirão, no bairro de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, para a emissão de primeira via e regularização de título eleitoral. O evento foi voltado à população em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A Justiça Eleitoral realizou 130 atendimentos durante a atividade, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) do Rio de Janeiro, em parceria com outros órgãos públicos.
O Tribunal montou uma estrutura com oito guichês no evento, que aconteceu no CIEP Professor Lauro de Oliveira Lima, das 9h às 14h. Todas(os) eleitoras(es) atendidos tiveram sua situação regularizada e o título emitido. No local, também foi possível requerer mudança de domicílio eleitoral e/ou de local de votação, obter certidões, entre outros serviços.
Ana Cláudia Pinheiro, de 36 anos, aproveitou a oportunidade para regularizar o título, que estava cancelado havia mais de 15 anos, e mudar o seu local de votação. "Mudei de endereço faz tempo e não atualizei o cadastro. Como passei a votar longe de casa, deixei de comparecer às eleições", explicou.
Natural do Ceará, Francisco José Maia, de 55 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro há mais de uma década e também deixou de votar nesse período. Ele requereu a transferência do título, e comemora a decisão. "Sempre comparecia ao local de votação próximo à minha casa, no dia da votação, para justificar a ausência. No próximo pleito, irei votar lá, finalmente", disse.
João Paulo da Silva, de 38 anos, elogiou a iniciativa do mutirão. "Fiquei mais de 10 anos sem votar, porque não conseguia tempo para ir ao cartório eleitoral e regularizar o título", afirmou.
O evento contou com a participação de órgãos públicos como a Receita Federal, Fundação Leão XIII, Detran, Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e Secretaria Municipal de Saúde. Foram prestadas assistência jurídica e realizadas a emissão de documentos, entre outros serviços.
Todos os serviços eleitorais, como alistamento, transferência para outro município, alteração de dados ou regularização da situação eleitoral, podem ser feitos online, pelo Título Net.