TRE-RJ homenageia 14 personalidades com a Medalha do Mérito Eleitoral

Representantes de diferentes poderes, órgãos e instituições da sociedade civil foram agraciados

(da esq. p direita): ex-presidente do TRE-RJ. desembargador Elton Martinez Carvalho Leme; vice-p...

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) realizou, nesta sexta-feira (1º), a solenidade de outorga da Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro. Presidente do TRE-RJ, desembargador João Ziraldo Maia, entregou a comenda a 14 autoridades e personalidades, ao lado do vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira. 

“A ideia da medalha é homenagear personalidades que tenham prestado relevantes serviços à Justiça Eleitoral ou à cultura jurídica”, explicou o presidente do TRE-RJ, durante a cerimônia realizada no Plenário Desembargador Estenio Cantarino Cardozo (Órgão Especial), do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). 

“Este ano, optamos por focar naqueles que efetivamente se dedicam para que a Justiça Eleitoral cumpra seu trabalho, para aqueles que fazem com que a vontade do eleitor se concretize”, completou o desembargador João Ziraldo Maia.

1/ Galeria de imagens

Agraciados

Foram homenageados o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar; o vice-almirante Renato Garcia Arruda, comandante do Primeiro Distrito Naval; o major-brigadeiro do ar José Madureira Junior, comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional; o capitão-de-Mar-e-Guerra Cláudio da Costa Reis de Sousa Freitas e o general de Brigada Ernesto de Lima Gil. 

Também receberam a honraria o procurador-geral de Justiça Luciano Mattos; o desembargador César Marques Carvalho, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1); o desembargador Roberto Maynard Frank, presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) e do TRE-BA, além dos desembargadores Elton Martinez Carvalho Leme e Cláudio Luis Braga dell’Orto, ex-presidentes do TRE-RJ.

Completam a lista de agraciados(as) a presidente da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), juíza Eunice Haddad; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ), Luciano Bandeira, além dos servidores do TRE-RJ Lisia Baganha, secretária da Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral, e Paulo Roberto Monnerat, chefe da Seção de Processamento de Eleições.

Presidente do TRE-RJ de dezembro de 2021 a março de 2023, o desembargador Elton Leme discursou em nome dos homenageados(as). “Esta comenda nos diferencia como servidores de nossa nação em prol da democracia e de um país forte. Todos os agraciados foram relevantes para o sucesso da eleição de 2022”, declarou o magistrado, que esteve à frente da Justiça Eleitoral fluminense no último pleito. 

O desembargador Elton Leme ainda aproveitou para elogiar o trabalho feito pelos(as) servidores(as) do TRE-RJ. “Nunca encontrei em todas as funções que exerci o nível de comprometimento que encontrei no corpo de servidores da Justiça Eleitoral. São eles de fato os responsáveis pelo sucesso das eleições”, enalteceu o ex-presidente do TRE-RJ.

Além de homenageado, o desembargador Elton Leme foi o responsável por entregar a Medalha Comemorativa dos 90 Anos da Justiça Eleitoral ao atual vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Henrique Carlos Figueira.

Compareceram à solenidade, além dos membros da Corte Eleitoral fluminense, o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Cardozo; a procuradora regional eleitoral Neide Cardoso; a defensora pública do estado do Rio de Janeiro Alessandra Bentes Teixeira Vivas; o desembargador Fábio Uchôa Montenegro; a advogada Ana Tereza Basílio e o deputado estadual André Corrêa.

A medalha

Criada em junho de 1997, por meio da Resolução TRE-RJ 462/1997, a Medalha do Mérito Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro tem por objetivo homenagear personalidades que tenham prestado relevantes serviços à Justiça Eleitoral ou à cultura jurídica eleitoral.

icone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Icone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido