"Simpósio de Direito Eleitoral - Eleições 2026" debate o futuro da democracia no IAB
Evento reunirá juristas no Rio de Janeiro para discutir os desafios do próximo pleito, com foco em tecnologia, violência política, acessibilidade e missões de observação

O "Simpósio de Direito Eleitoral do IAB - Eleições 2026" será realizado nos dias 23 a 25 deste mês, pela Comissão de Direito Eleitoral do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). O evento reunirá juristas, acadêmicos e autoridades para debater os principais desafios, inovações e ameaças do pleito geral de outubro.
O encontro terá início sempre às 10h e será realizado de forma presencial no Plenário Histórico do IAB, na Avenida Marechal Câmara, 210, 5º andar, no Centro do Rio. A programação será transmitida ao vivo por meio do canal TV IAB no YouTube.
Entre as autoridades que participarão do evento estão a ministra do TSE Maria Claudia Bucchianeri; a desembargadora eleitoral do TRE-RJ Manoela Dourado; a presidente do IAB Nacional, Rita Cortez; a presidente da Comissão de Direito Eleitoral do IAB, Vânia Siciliano Aieta; o coordenador geral da Abradep e da Comissão de Direito Eleitoral do IAB, Sidney Neves; o presidente da Comissão de Relações Institucionais perante o TSE, Eduardo Damian Duarte; a presidente da OAB-RJ e ex-desembargadora eleitoral no TRE-RJ, Ana Tereza Basilio; e o servidor da Justiça Eleitoral e professor do Ceped/Uerj, Bruno Andrade.
TECNOLOGIA, VIOLÊNCIA POLÍTICA E DISCURSO DE ÓDIO
A programação foi desenhada para debater temas do direito eleitoral contemporâneo. A Conferência Magna "Entre dados e votos: o ecossistema digital eleitoral e o impulsionamento de conteúdos", no primeiro dia, abrirá as atividades. A manhã também será marcada por um debate sobre "Política sem violência: Pela isonomia e segurança das mulheres nas eleições e no exercício dos mandatos". No período da tarde, as discussões se voltarão para o cenário internacional, com a mesa "Eleições pelo mundo: As missões de observação eleitoral".
Já o segundo dia (24) trará uma análise crítica sobre "O abuso de poder enraizado. Por que as velhas práticas ainda protagonizam a política?". À tarde, o foco será tecnológico, com a mesa "Plataformas, Algoritmos e IA: Como a tecnologia molda as eleições contemporâneas", que incluirá uma homenagem à ministra Estela Aranha, do TSE.
O último dia (25) convida os participantes a participar de um "brainstorming" profundo sobre os desafios da propaganda eleitoral em tempos de discurso de ódio e a possibilidade de sua criminalização. O encerramento abordará os novos desafios da área, com palestras focadas em acessibilidade eleitoral e no tema "Relação de Trabalho e voto de cabresto: Assédio eleitoral e banalização do abuso".
Para mais informações acesse o site do IAB.

