Desembargador João Ziraldo Maia despede-se do TRE-RJ

Em sua última sessão na Corte Eleitoral fluminense, o presidente faz um discurso emocionado e recebe homenagens das(os) colegas de trabalho

Um grupo de cerca de trinta pessoas posa com o desembargador João Ziraldo Maia após ele presidir...

A sessão plenária desta quinta-feira (7) foi a última comandada pelo desembargador João Ziraldo Maia, cujo mandato como membro e presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) encerrou-se em 10 de dezembro. Visivelmente emocionado, o magistrado fez uma breve prestação de contas aos pares que lhe conduziram a esse posto, aos servidores e à sociedade.

O desembargador celebrou a recente conquista do Selo Prata no Prêmio CNJ de Qualidade 2023, anunciado neste mês. "Saltamos do 24º lugar entre os Tribunais Regionais Eleitorais, na edição de 2022, para a 16ª posição. Essa evolução é fruto de um enorme empenho coletivo, que envolveu esforços de servidores de todas as unidades, o que muito me orgulha". 

O magistrado destacou o importante trabalho de retomada da coleta biométrica no estado, que estava suspensa desde a pandemia, e informou que atualmente o estado do Rio de Janeiro possui 65,72% das(es) eleitoras(es) fluminense com registro das impressões digitais presentes no Cadastro Eleitoral. "Um processo que confere ainda mais segurança ao processo de votação e reitera, sistematicamente, a já consolidada importância do voto eletrônico", afirmou.

Ziraldo também ressaltou que sua gestão foi marcada pela participação de ações sociais promovidas por instituições diversas e pelo próprio Tribunal, num esforço de aproximar o TRE-RJ da população. "Intensificamos os programas Eleitor do Futuro e TRE vai à Escola, nos quais servidores e magistrados palestram para estudantes de todo o estado sobre temas como Democracia, Cidadania, Voto Eletrônico e Combate à Desinformação". 

Por fim, enfatizou que o trabalho foi realizado de "maneira serena e dedicada", com o objetivo de preparar as bases para que as Eleições 2024 sejam "tranquilas, seguras e conscientes" para as eleitoras e os eleitores fluminenses. 

Homenagens

Todos os colegas da Corte Eleitoral fluminense fizeram questão de prestar homenagens. O vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Henrique Carlos Figueira, destacou a qualidade técnica do colega, e a leveza durante a gestão. "Uma administração que se caracterizou pela continuidade de projetos, sem ruptura de ideias. Levou adiante projetos de extrema importância para toda sociedade, e o reflexo maior foi o recebimento do Selo Prata no Prêmio CNJ de Qualidade 2023", elogiou o magistrado. "Parabenizo pela efetiva participação em fazer do TRE-RJ um tribunal melhor", completou.

A procuradora regional eleitoral, Neide Cavalcanti, também exaltou o trabalho desempenhado ao longo de todo o mandato como membro da Corte Eleitoral fluminense. "Parabenizo pelo empenho e dedicação como corregedor nas eleições de 2022, que contribuíram para realização exitosa de um processo eleitoral democrático, justo e tranquilo", afirmou.

A ouvidora da Mulher do TRE-RJ, desembargadora eleitoral Kátia Junqueira, e a diretora da EJE-RJ, desembargadora eleitoral Daniela Bandeira, ressaltaram o carisma do presidente João Ziraldo Maia. "Conhece os servidores de perto, e tem atenção com todas(os)”, disse  Daniela. “Pessoa que junta cordialidade e seriedade", elogiou Kátia Junqueira. O desembargador eleitoral Gerardo Carnevale também destacou a afetividade do magistrado. "Saímos engrandecidos pelo aprendizado. Magistrado de excepcional qualidade, um mestre", resumiu.

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido