Desembargador João Ziraldo Maia despede-se do TRE-RJ

Em sua última sessão na Corte Eleitoral fluminense, o presidente faz um discurso emocionado e recebe homenagens das(os) colegas de trabalho

Um grupo de cerca de trinta pessoas posa com o desembargador João Ziraldo Maia após ele presidir...

A sessão plenária desta quinta-feira (7) foi a última comandada pelo desembargador João Ziraldo Maia, cujo mandato como membro e presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) encerrou-se em 10 de dezembro. Visivelmente emocionado, o magistrado fez uma breve prestação de contas aos pares que lhe conduziram a esse posto, aos servidores e à sociedade.

O desembargador celebrou a recente conquista do Selo Prata no Prêmio CNJ de Qualidade 2023, anunciado neste mês. "Saltamos do 24º lugar entre os Tribunais Regionais Eleitorais, na edição de 2022, para a 16ª posição. Essa evolução é fruto de um enorme empenho coletivo, que envolveu esforços de servidores de todas as unidades, o que muito me orgulha". 

O magistrado destacou o importante trabalho de retomada da coleta biométrica no estado, que estava suspensa desde a pandemia, e informou que atualmente o estado do Rio de Janeiro possui 65,72% das(es) eleitoras(es) fluminense com registro das impressões digitais presentes no Cadastro Eleitoral. "Um processo que confere ainda mais segurança ao processo de votação e reitera, sistematicamente, a já consolidada importância do voto eletrônico", afirmou.

Ziraldo também ressaltou que sua gestão foi marcada pela participação de ações sociais promovidas por instituições diversas e pelo próprio Tribunal, num esforço de aproximar o TRE-RJ da população. "Intensificamos os programas Eleitor do Futuro e TRE vai à Escola, nos quais servidores e magistrados palestram para estudantes de todo o estado sobre temas como Democracia, Cidadania, Voto Eletrônico e Combate à Desinformação". 

Por fim, enfatizou que o trabalho foi realizado de "maneira serena e dedicada", com o objetivo de preparar as bases para que as Eleições 2024 sejam "tranquilas, seguras e conscientes" para as eleitoras e os eleitores fluminenses. 

Homenagens

Todos os colegas da Corte Eleitoral fluminense fizeram questão de prestar homenagens. O vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Henrique Carlos Figueira, destacou a qualidade técnica do colega, e a leveza durante a gestão. "Uma administração que se caracterizou pela continuidade de projetos, sem ruptura de ideias. Levou adiante projetos de extrema importância para toda sociedade, e o reflexo maior foi o recebimento do Selo Prata no Prêmio CNJ de Qualidade 2023", elogiou o magistrado. "Parabenizo pela efetiva participação em fazer do TRE-RJ um tribunal melhor", completou.

A procuradora regional eleitoral, Neide Cavalcanti, também exaltou o trabalho desempenhado ao longo de todo o mandato como membro da Corte Eleitoral fluminense. "Parabenizo pelo empenho e dedicação como corregedor nas eleições de 2022, que contribuíram para realização exitosa de um processo eleitoral democrático, justo e tranquilo", afirmou.

A ouvidora da Mulher do TRE-RJ, desembargadora eleitoral Kátia Junqueira, e a diretora da EJE-RJ, desembargadora eleitoral Daniela Bandeira, ressaltaram o carisma do presidente João Ziraldo Maia. "Conhece os servidores de perto, e tem atenção com todas(os)”, disse  Daniela. “Pessoa que junta cordialidade e seriedade", elogiou Kátia Junqueira. O desembargador eleitoral Gerardo Carnevale também destacou a afetividade do magistrado. "Saímos engrandecidos pelo aprendizado. Magistrado de excepcional qualidade, um mestre", resumiu.

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.