Teste de Integridade: urnas que passarão por auditorias serão definidas neste sábado (1º)

Relatório zerésima do sistema de totalização também será emitido na véspera do pleito

A Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral estão atentos às propagandas irregulares

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) realiza, neste sábado (1º), às 9h, em sua sede, evento para definição das 43 seções eleitorais cujas urnas serão auditadas no dia do pleito. As entidades fiscalizadoras do processo, como representantes dos partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público e Forças Armadas, entre outros, poderão escolher as seções eleitorais que passarão pela auditoria. O evento será transmitido pelo perfil oficial do TRE-RJ no Facebook.

No evento serão definidas 43 seções eleitorais, sendo que 27 passarão pelo Teste de Integridade das urnas eletrônicas, que será realizado no Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; seis serão escolhidas entre as seções que funcionam na Fundação Getúlio Vargas (FGV) para passar pelo projeto-piloto com biometria no teste de integridade e 10 passarão pelo teste de autenticidade dos sistemas eleitorais, realizado pelo juiz da zona eleitoral a qual a seção escolhida pertence.

Caso o número de entidades fiscalizadoras seja inferior ao número de seções que devem passar pela auditoria, será realizado um sorteio para definição das urnas a serem auditadas. Também será realizado sorteio, neste caso entre as seções eleitorais já escolhidas, caso o número de entidades fiscalizadoras presentes seja superior ao número de urnas que devem ser auditadas. Os procedimentos da auditoria do sistema eletrônico de votação foram estabelecidos pela Resolução TRE-RJ 1.234/2022 e pela Resolução TSE 23.710/2022, que trata do projeto-piloto com biometria. 

Emissão da zerésima do sistema da totalização

Também acontece no sábado (1º), na sede do TRE-RJ, às 13h30, a emissão do relatório zerésima do Sistema de Gerenciamento da Totalização (Sistot), que comprova não haver votos computados no sistema. O processo é realizado em cerimônia pública e pode ser acompanhado por representantes do Ministério Público, OAB e partidos. O documento emitido deve ser assinado pelas autoridades presentes.

O Sistot é o sistema responsável por receber e processar os boletins de urnas, além de gerenciar a totalização dos resultados. A emissão do relatório zerésima do Sistot também é feita pelas zonas eleitorais e acontece no sábado, após a emissão do relatório pelo TRE-RJ.

O boletim de urna contém as seguintes informações dos dados registrados na urna eletrônica: total de votos por partido; total de votos por candidato; total de votos nulos e em branco; total de comparecimento em voto; identificação da seção e da zona eleitoral; hora do encerramento da eleição; código interno da urna eletrônica; e sequência de caracteres para a validação do boletim.

icone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Icone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido