Teste de Integridade: projeto-piloto com biometria será realizado em seis urnas no estado do Rio de Janeiro

A seções serão escolhidas entre aquelas instaladas na Fundação Getúlio Vargas, em Botafogo

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE - Simulação do projeto piloto com biometria no teste de integ...

O projeto-piloto com biometria do Teste de Integridade das urnas eletrônicas, que acontecerá no domingo (2), simultaneamente ao primeiro turno, será realizado em seis urnas de seções eleitorais instaladas na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. A escolha das seções será feita no sábado (1º), véspera do pleito, pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) do TRE-RJ, em cerimônia pública realizada na sede do TRE-RJ e com transmissão ao vivo pelo perfil do Tribunal no Facebook. A FGV abriga 21 seções eleitorais e é o local de votação de 7.785 eleitoras e eleitores.

Criado pelo TSE, por meio da Resolução TSE 23.710/2022, o projeto-piloto com biometria do Teste de Integridade das urnas eletrônicas contará com a participação de eleitoras e eleitores voluntários que, após votar no dia do pleito, serão convidados a participar da iniciativa.

A eleitora ou o eleitor voluntário que aceitar participar do Teste de Integridade, após assinar um termo de consentimento, irá posicionar seu dedo no leitor biométrico da urna selecionada para passar pelo procedimento, liberando o equipamento para que a equipe da Cave faça a votação. A Justiça Eleitoral ressalta que a participação na auditoria não significa que o eleitor ou eleitora votará duas vezes. 

Após a liberação da urna com a digital da eleitora ou eleitor voluntário, a equipe da Cave faz o mesmo procedimento previsto no Teste de Integridade, que consiste em uma votação simulada. 

Na data do pleito, das 8h às 17h, mesma hora em que ocorre a votação oficial, os números anotados em cédulas previamente preenchidas por representantes dos partidos políticos e demais entidades fiscalizadoras são digitados, um a um, nas urnas eletrônicas. Paralelamente, os votos em papel também são registrados em um sistema de apoio à votação, que funciona em um computador. 

Realizado há 20 anos nas eleições, o Teste de Integridade, previsto na Resolução TSE 23.673/2021, é uma das etapas de auditoria da votação eletrônica. Nas Eleições 2022, o procedimento teve o número de urnas ampliado. No estado do Rio de Janeiro, 33 urnas passarão pelo Teste de Integridade e, em seis delas, será realizado o projeto-piloto com biometria.

Saiba mais:

TSE aprova resolução sobre projeto-piloto com biometria no Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas

TSE realiza simulação de projeto-piloto com biometria no Teste de Integridade da urna eletrônica

Eleitores não votarão duas vezes no projeto-piloto com biometria do Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido