Urnas que passarão por auditorias no segundo turno serão definidas neste sábado (29)

Relatório zerésima do sistema de totalização também será emitido na véspera do pleito

Arte em tons de roxo, amarelo e vermelho; ao centro, em letras roxas, temos o texto “eleições te...

A definição das 43 seções eleitorais cujas urnas serão auditadas no segundo turno acontecerá neste sábado (29), às 9h, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Assim como foi feito no primeiro turno, as entidades fiscalizadoras do processo, como representantes dos partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público e Forças Armadas, entre outros, poderão escolher as seções eleitorais que passarão pela auditoria. O evento será transmitido pelo perfil oficial do TRE-RJ no Facebook

Serão escolhidas as urnas de seis seções entre aquelas que funcionam na Fundação Getúlio Vargas (FGV) para passar pelo projeto-piloto com biometria no teste de integridade. Também serão definidas, entre todas as seções do estado, as 27 urnas eletrônicas que passarão pelo teste de integridade, realizado no Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Na mesma cerimônia, ainda serão escolhidas as 10 urnas que passarão pelo teste de autenticidade dos sistemas eleitorais, realizado pelo juiz da zona eleitoral a qual a seção escolhida pertence.

Caso o número de seções escolhidas pelas entidades fiscalizadoras seja inferior à quantidade que deve passar pela auditoria, será realizado um sorteio para definição das urnas a serem auditadas. Também será realizado sorteio, neste caso entre as seções eleitorais já escolhidas, caso o quantitativo escolhido pelas entidades fiscalizadoras presentes seja superior ao número de urnas que devem ser auditadas. Os procedimentos da auditoria do sistema eletrônico de votação foram estabelecidos pela Resolução TSE 23.673/2021 e pela Resolução TSE 23.710/2022, que trata do projeto-piloto com biometria.

Zerésima do sistema da totalização

Neste sábado (29), às 13h30, também na sede do TRE-RJ, será emitido o relatório zerésima do Sistema de Gerenciamento da Totalização (Sistot), que comprova não haver votos computados no sistema. Realizado em cerimônia pública, o processo pode ser acompanhado por representantes do Ministério Público, OAB e partidos. O documento emitido deve ser assinado pelas autoridades presentes.

O Sistot é o sistema responsável por receber e processar os boletins de urnas, além de gerenciar a totalização dos resultados. A emissão do relatório zerésima do Sistot também é feita pelas zonas eleitorais e acontece no sábado, após a emissão do relatório pelo TRE-RJ.

O boletim de urna contém as seguintes informações dos dados registrados na urna eletrônica: total de votos por candidato; total de votos nulos e em branco; total de comparecimento em voto; identificação da seção e da zona eleitoral; hora do encerramento da eleição; código interno da urna eletrônica; e sequência de caracteres para a validação do boletim.

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido