TRE-RJ divulga Plano de Transformação Digital 2022-2023
Documento traz iniciativas a serem executadas neste biênio para o aprimoramento de serviços digitais

A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) disponibilizou no site do Tribunal o Plano de Transformação Digital do TRE-RJ, para o biênio 2022-2023. Inédito, o documento tem como objetivo consolidar as iniciativas para a otimização de recursos e a integração dos processos e ferramentas de trabalho, por meio da modernização e da convergência tecnológica dos sistemas. "A transformação digital é uma resposta aos novos comportamentos da sociedade, na qual as pessoas estão cada vez mais conectadas e fazendo uso de novas tecnologias. Isso exige cada vez mais que os serviços prestados sejam disponibilizados de forma online e com eficiência", afirma o secretário da STI, Michel Kovacs.
Segundo o secretário, o documento consolida e orienta, no âmbito das unidades, as iniciativas alinhadas ao Plano Estratégico TRE-RJ 2021-2026, que tem, entre seus objetivos, a intensificação da transformação digital do Tribunal e a ampliação da prestação jurisdicional por meios tecnológicos. “Trata-se de importante instrumento de transparência'', destaca Michel. O plano está alinhado ainda à Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Judiciário (Entic-Jud), bem como ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) 2021- 2023 do TRE-RJ.
Aprovado pelo Comitê de Governança de TI (CGovTIC) da Justiça Eleitoral fluminense, o plano prevê a implantação ou aprimoramento de diversos sistemas que irão permitir, entre outros serviços online, o envio de documentação de prestação de contas eleitorais; a emissão de versão digital dos diplomas para os candidatos eleitos; o processamento e envio de dados processuais do TRE-RJ ao DataJud, base nacional de dados do poder judiciário; o pagamento de multas e ressarcimentos ao erário por eleitoras e eleitores; a convocação de mesárias e mesários por meio de aplicativos; e o processamento de feitos e julgamentos de forma 100% digital nas zonas eleitorais e no 2º grau.