Diretório do Cidadania em Rio das Ostras é condenado por fraude à cota de gênero

Eleitos em 2020, vereadores Rodrigo Jorge Barros e Tiago Crisostomo Barbosa têm diplomas cassados

Martelo de madeira, simbolizando o ato de julgar

Na sessão desta terça-feira (26), o Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) reconheceu, por unanimidade, que o diretório municipal do Cidadania em Rio das Ostras cometeu fraude à cota de gênero no pleito proporcional de 2020. A decisão cassou os diplomas dos vereadores Rodrigo Jorge Barros e Tiago Crisostomo Barbosa e tornou inelegíveis por oito anos as duas candidatas "laranjas", Carmen Lucia Correia Spinelli e Rita de Cássia Sodré dos Santos.

O Colegiado do TRE-RJ também determinou a retotalização dos votos das eleições proporcionais de 2020 em Rio das Ostras, para o cálculo do novo quociente partidário. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

A relatora do processo, desembargadora eleitoral Alessandra Bilac, disse haver provas de que as candidatas Carmen Lucia Spinelli e Rita de Cássia Sodré "não possuíam qualquer intenção de concorrer ao pleito", por não terem praticado atos de campanha nem realizado movimentação financeira. Além disso, as duas obtiveram votação inexpressiva e pediram, nas redes sociais, que os eleitores votassem em outros candidatos, demonstrando que elas "participaram e anuíram com a fraude à cota de gênero".

A íntegra do julgamento está disponível no canal TV TRE-RJ no YouTube. 

Processo relacionado: 0601646-91.2020.6.19.0184

 

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.