TRE-RJ institui Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para o pleito de Carapebus

Procedimento para assegurar a segurança e transparência das urnas será realizado no dia da eleição, em 7 de novembro

Eleições suplementares 2021

Nesta quarta-feira (29), foi instituída a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) que irá atuar nas eleições suplementares de Carapebus, Norte Fluminense, nas eleições suplementares marcadas para 7 de novembro. Publicado no Diário da Justiça Eletrônico (DJe), o Ato da Presidência designou os membros e definiu as atribuições da comissão, que será presidida pelo juiz Luiz Márcio Pereira. A auditoria de votação (teste de integridade) de Carapebus também será transmitida ao vivo no canal oficial do TRE-RJ no Youtube, a exemplo do que ocorreu nas eleições suplementares de Silva Jardim e Santa Maria Madalena, em 12 de setembro.

Caberá à Cave, entre outras competências, comunicar os partidos políticos sobre o local, a data e o horário onde serão realizados os sorteios das urnas a serem auditadas e verificadas, e as respectivas auditorias. Partidos políticos e coligações, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, entre outros órgãos, poderão credenciar representantes para acompanhar os trabalhos da auditoria. A Cave deverá ser instalada até 8 de outubro.

Como funciona

A Auditoria de Votação Eletrônica abrange dois procedimentos a serem realizados em urnas previamente sorteadas em cerimônia pública. A primeira verifica o funcionamento das urnas eletrônicas sob condições normais de uso e consiste numa votação simulada (numa urna eletrônica e, simultaneamente, em outra de lona), que é realizada sob monitoramento de câmeras. O objetivo é comprovar a coincidência dos dois resultados. O segundo procedimento verifica a autenticidade e integridade dos sistemas e é realizado pelo juiz eleitoral na própria seção de votação. Ambas auditorias acontecem no dia do pleito.

 

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.