Workshop aborda avanços da participação política feminina

Evento destaca, porém, ausência de igualdade efetiva

print da tela da videoconferência

Nesta quinta-feira (25), três mulheres com experiência na Justiça Eleitoral fluminense se reuniram em um workshop transmitido ao vivo pelo canal institucional do TRE-RJ no Youtube, para falar sobre o voto feminino. Elas destacaram que, apesar dos avanços sociais, ainda não existe uma igualdade efetiva. A desembargadora Jacqueline Montenegro, que já foi presidente do TRE-RJ, corregedora regional eleitoral, diretora Escola Judiciária Eleitoral do Rio (EJE-RJ) e juíza eleitoral, fez uma apanhado histórico da luta pela igualdade das mulheres, falou sobre os movimentos sociais femininos e citou grandes nomes dessa luta, como a inglesa Mary Wollstonecraft, que escreveu, em 1792, o livro “Uma reivindicação dos direitos da mulher”.

Declarando-se feminista logo no início da apresentação, a juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo, que também já foi juíza eleitoral, membro do TRE-RJ e diretora da EJE-RJ, falou sobre o patriarcado, sistema sociopolítico que coloca os homens ainda em situação de poder. Ela citou algumas mulheres que atualmente têm papel de destaque nacional e internacional, de acordo com a revista Forbes. A magistrada relembrou o assassinato da vereadora Marielle Franco e o caso recente de assédio contra a deputada Isa Penna na assembleia legislativa, para servir como reflexão de que “a luta das mulheres ainda continua”. Já a tabeliã Vanele Falcão, ex-juíza eleitoral e atual diretora da Associação de Notários e Registradores do Rio de Janeiro (Anoreg) - Mulher, enfatizou a baixa representação política feminina e abordou a importância do tabelionato na defesa da cidadania. 

Promovido pela Anoreg, com o apoio da EJE-RJ, o evento online teve ainda a presença do diretor da EJE-RJ, desembargador eleitoral Ricardo Alberto Pereira. Ele elogiou a abordagem do tema pelas palestrantes. No encerramento do encontro, o presidente do TRE-RJ, desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto, disse considerar fundamental que “mulheres que alcançaram posição de relevância na sociedade, como é o caso das nossas palestrantes, falem sobre o assunto”. Também participou do workshop a vice-diretora da EJE-RJ, desembargadora eleitoral Kátia Junqueira.

 

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido