Workshop aborda avanços da participação política feminina

Evento destaca, porém, ausência de igualdade efetiva

print da tela da videoconferência

Nesta quinta-feira (25), três mulheres com experiência na Justiça Eleitoral fluminense se reuniram em um workshop transmitido ao vivo pelo canal institucional do TRE-RJ no Youtube, para falar sobre o voto feminino. Elas destacaram que, apesar dos avanços sociais, ainda não existe uma igualdade efetiva. A desembargadora Jacqueline Montenegro, que já foi presidente do TRE-RJ, corregedora regional eleitoral, diretora Escola Judiciária Eleitoral do Rio (EJE-RJ) e juíza eleitoral, fez uma apanhado histórico da luta pela igualdade das mulheres, falou sobre os movimentos sociais femininos e citou grandes nomes dessa luta, como a inglesa Mary Wollstonecraft, que escreveu, em 1792, o livro “Uma reivindicação dos direitos da mulher”.

Declarando-se feminista logo no início da apresentação, a juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo, que também já foi juíza eleitoral, membro do TRE-RJ e diretora da EJE-RJ, falou sobre o patriarcado, sistema sociopolítico que coloca os homens ainda em situação de poder. Ela citou algumas mulheres que atualmente têm papel de destaque nacional e internacional, de acordo com a revista Forbes. A magistrada relembrou o assassinato da vereadora Marielle Franco e o caso recente de assédio contra a deputada Isa Penna na assembleia legislativa, para servir como reflexão de que “a luta das mulheres ainda continua”. Já a tabeliã Vanele Falcão, ex-juíza eleitoral e atual diretora da Associação de Notários e Registradores do Rio de Janeiro (Anoreg) - Mulher, enfatizou a baixa representação política feminina e abordou a importância do tabelionato na defesa da cidadania. 

Promovido pela Anoreg, com o apoio da EJE-RJ, o evento online teve ainda a presença do diretor da EJE-RJ, desembargador eleitoral Ricardo Alberto Pereira. Ele elogiou a abordagem do tema pelas palestrantes. No encerramento do encontro, o presidente do TRE-RJ, desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto, disse considerar fundamental que “mulheres que alcançaram posição de relevância na sociedade, como é o caso das nossas palestrantes, falem sobre o assunto”. Também participou do workshop a vice-diretora da EJE-RJ, desembargadora eleitoral Kátia Junqueira.

 

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.