Guia de Recolhimento da União - GRU

INTRODUÇÃO

Orientações a advogadas e advogados, candidatas e candidatos, partidos políticos e outras partes de processos judicias em trâmite no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sobre a emissão de Guias de Recolhimento da União (GRU) para pagamento de débitos judiciais eleitorais e de parcelamentos relativos a multas judiciais eleitorais, sanções obrigacionais eleitorais e penalidades processuais pecuniárias, conforme definições contidas na Resolução TSE 23.709/2022.

Antes de iniciar o preenchimento da Guia de Recolhimento da União (GRU Simples), tenha em mãos todas as informações como, por exemplo, a Unidade Gestora Arrecadadora, o Código de Recolhimento, o Número de Referência e o valor a ser pago.

Essas informações serão adiante explicitadas de acordo com a natureza da sanção pecuniária ou obrigacional eleitoral, devendo o usuário atentar-se que o pagamento da GRU Simples ocorre, atualmente, somente no Banco do Brasil.

Importante: estas instruções NÃOse aplicam a valores devidos a credor que não seja a União (art. 11 da Resolução TSE 23.709/2022) e a multas administrativo-eleitorais e de natureza penal relativas:

    • a ausência às urnas (pessoas eleitoras) - acessar orientações em Serviços eleitorais/Quitação de Multas (https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/titulo-eleitoral/quitacao-de-multas).
    • a ausência aos trabalhos eleitorais (mesários) - acessar orientações em Serviços eleitorais/Quitação de Multas (https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/titulo-eleitoral/quitacao-de-multas).
    • multas decorrentes de transação penal eleitoral ou condenações criminais eleitorais transitadas em julgado - entrar em contato com a unidade eleitoral onde tramita ou tramitou o processo (telefones para contato) (https://www.tre-rj.jus.br/institucional/enderecos-e-telefones/lista-completa-de-enderecos-telefones-e-nome-dos-juizes-dos-cartorios-zonas-eleitorais-com-e-mail-para-contato).

EMISSÃO DE GRU SIMPLES PARA PAGAMENTO DE DÉBITO JUDICIAL ELEITORAL REALIZADO ANTES DA INSTAURAÇÃO DA FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA

Segundo o art. 10 da Resolução TSE 23.709/2022, na hipótese de ser credora a União, o recolhimento será realizado no Banco do Brasil, mediante Guia de Recolhimento da União (GRU Simples).

Importante: Deverá ser utilizada uma Guia de Recolhimento da União (GRU) para cada tipo de sanção ou obrigação pecuniária a ser paga, ainda que o débito venha a ser parcelado (art. 10, §1º, da Resolução TSE 23.709/2022).

Exemplo: caso um candidato ou partido tenha sido condenado, no âmbito de sua prestação de contas eleitoral, a restituir recursos decorrentes de fonte vedada e de utilização irregular de verbas oriundas do Fundo Partidário, serão necessárias, 2 (duas) GRUs diferentes. Caso efetue o parcelamento dos débitos, se for legalmente possível e/ou deferido por decisão judicial, a cada mês, serão 2 cálculos, 2 GRUs e 2 comprovantes de pagamento.

Para o preenchimento da GRU Simples, observar as seguintes orientações, salvo determinação judicial em contrário:

1. Para emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), SIAFI do Tesouro Nacional, clique aqui (https://pagtesouro.tesouro.gov.br/portal-gru/#/emissao-gru).

2. Preencha a Unidade Gestora Arrecadadora (UG) com o código 070017 para multas e outros débitos aplicados pela Justiça Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro

Unidade Gestora Arrecadadora

070017 - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO

Código de Recolhimento

[Selecione um Código de Recolhimento]


Veja aqui a tela do sistema.

3. Selecione o Código de Recolhimento, conforme a natureza do débito, salvo determinação judicial em contrário:

Código

Descrição

Destino

Hipóteses

20001-8

TSE/TRE MULTAS CÓDIGO ELEITORAL/LEIS CONEXAS

Fundo partidário

Multas Judiciais Eleitorais (exceto multa do art. 37, Lei 9.096/95)

18005-0

TSE/TRE PREST. CONTAS CAMPANHA - FTES VEDADAS

Tesouro

Prestação de Contas de Campanha - Fontes Vedadas

18010-6

TSE/TRE P REST.CONTAS CAMPANH – REC. ORIG. N IDENTIF. (RONI)

Tesouro

Prestação de Contas de Campanha - Recursos de origem não identificada

18011-4

TSE/TRE DEV. REC. F. PART. APLIC. IRREGULAR

Tesouro

Prestação de Contas de Campanha - Aplicação irregular de Fundo Partidário
Prestação de Contas Anual - Aplicação irregular de Fundo Partidário
Multa do art. 37, Lei 9.096/95.

18822-0

STN OUTRAS RECEITAS

Tesouro

Recolhimento do FEFC - Fundo Especial de Financiamento de Campanha

18804-2

MULTA PREVISTA NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

Tesouro

Astreintes; Ato atentatório à dignidade da justiça; Outras multas processuais em favor da União

18002-5

TSE/TRE PREST CONTAS PART. POLIT. FTES VEDADAS

Tesouro

Prestação de Contas Anual - Fontes Vedadas

20006-9

TSE/TRE PREST. CONTAS PAR T. POLIT. – REC. ORIG. N ID. (RONI)

Tesouro

Prestação de Contas Anual - Recursos de origem não identificada

Observação: reitera-se que, caso os recursos tenham natureza distinta, será necessário emitir uma GRU para cada sanção.

Importante: prevalece o código de recolhimento (destinação) indicada pelo juízo e/ou constante na intimação.

4. Clique em Avançar

5. Preencha o Número de Referência:

O Número de Referência é um campo de até 20 dígitos, onde cada "0" representa um número a ser preenchido da seguinte forma:

Tipo de conta

Origem do Recurso

Parcela Atual

Nº Total de Parcelas

Nº Partido / Candidato

Número Processo

Tamanho

0

0

00

00

00000

000000000

Opções

1 - Eleitoral

2 - Partidária

1 - Fundo partidário
2 - Outros
3 - FEFC

Tipo de Conta:


1 - Prestação de Contas Eleitorais (Candidato/Partido)

2 - Prestação de Contas Anual de Partido

Origem do Recurso: Em regra é pago com "2" (outros). As opções "1" e "3" são utilizadas caso o pagamento seja efetuado com recurso das referidas contas.

Parcela Atual: No caso de parcela única, utilizar "01".

Número do Total de Parcelas: No caso de parcela única, utilizar "01".

Número Partido / Candidato: Partidos Políticos devem preencher com o número do partido antecedido de 3 zeros: "00099". Candidatos: inserir o número que concorreram, precedido de zero, caso necessário para formar os 5 dígitos: "09900". Por fim, eleitores, não vinculados, preencher com "00000".

Número do Processo: Deve ser preenchido com os 9 (nove) primeiros dígitos do número único, que antecedem o ano. Ex.: o processo n.º 0600999-99.2021.6.21.0000 seria preenchido com "060099999". Caso não haja processo judicial, o número de referência será composto por apenas 11 dígitos, sem os 9 dígitos do processo.

Observação: Em caso de Multa Judicial Eleitoral, o número de referência será o número do processo na sua totalidade. Exemplo: o processo n.º 0600999-99.2021.6.21.0000 seria preenchido com "06009999920216210000".

6. Preencher competência, no formato "mm/aaaa".

Multas Judiciais Eleitorais: mm/aaaa = do trânsito em julgado.

- Prestação de contas anual ou eleitoral: mm = 12; e aaaa = exercício financeiro nas prestações de contas anual ou da eleição nas prestações de contas de campanha.

- Exemplo: Contas anual de partido político prestadas em 2019 exercício 2018 = 12/2018. Prestação de contas de campanha de 2016 = 12/2016.

7. Preencher Vencimento no formato "dd/mm/aaaa" (último dia útil do mês do pagamento)

8. Preencher CNPJ ou CPF e Nome do devedor

9. Preencher Valor Principal e Valor Total, obrigatoriamente; e Mora/Multa e/ou Juros/Encargos, quando necessário.

- Valor Principal: deve ser informado o valor da sanção original, sem atualização, dividido pela quantidade de parcelas.

- Valor Total: deve ser informado o valor atualizado da parcela.

- Juros/Encargos: deve ser informada a diferença entre os campos Valor Total e Valor Principal.

Atenção: A utilização do Portal PagTesouro-GRU, que permite o pagamento mediante PIX e cartão de crédito encontra-se em fase de implementação para os débitos previstos neste capítulo.

EMISSÃO DE GRU SIMPLES OU UTILIZAÇÃO DO PAGTESOURO PARA PAGAMENTO DE DÉBITO JUDICIAL ELEITORAL REALIZADO APÓS A INSTAURAÇÃO DA FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA

Instaurada a fase de cumprimento de sentença, se o crédito da União sujeitar-se à cobrança mediante representação judicial da Advocacia-Geral da União ou da Procuradoria Regional Eleitoral (art. 33, incisos II, III e IV, da Resolução TSE 23.709/2022), a Unidade Gestora Arrecadadora e o Código de Recolhimento são modificados (UG “070026 - Secretaria de Orçamento e Finanças - TSE” e Código de Recolhimento “13802-9 - AGU-Recuperação de Recursos-Demais Valores”, ambos em conformidade com o art. 1º e Anexos da Portaria SGU-AGU 56/2018) e o pagamento da dívida e de eventuais honorários advocatícios poderá ser promovido através da emissão de GRU Simples ou do Portal PagTesouro-GRU (https://www.gov.br/tesouronacional/pt-br/gru-e-pag-tesouro), seguindo-se, neste último caso, as disposições abaixo:

1. Acesse o endereço https://www.gov.br/tesouronacional/pt-br/gru-e-pag-tesouro

2. Na página apresentada, clique em “Portal PagTesouro-GRU”.

3. A tela para identificação da Unidade Gestora Arrecadadora (UG) e do Código de Serviço será disponibilizada.

4. Para pagamento do valor principal, no campo “Unidade Gestora Arrecadadora” digite 070026 e selecione a opção Secretaria de Orçamento e Finanças - TSE.

5. Em seguida, no campo “Serviço”, selecione o código de serviço 016795 (13802-9 - AGU Recuperação de Recursos - Demais Valores).

6. Após, clique em “Avançar”.

7. Os campos para preenchimento da GRU serão mostrados.

8. Informe os dados e clique “Iniciar Pagamento”.

9. A tela com as opções de pagamento será mostrada.

10. Após conferir os dados, escolha a forma de pagamento e clique “Pagar”.

Atenção: a opção de pagamento por cartão de crédito pode gerar tarifa bancária conforme as políticas das operadoras que aderiram ao PagTesouro.

Veja aqui mais informações sobre o PagTesouro, onde se encontram instruções detalhadas sobre o preenchimento acima descrito.



PAGAMENTO DE HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS DA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO

Para o pagamento de honorários advocatícios, a Unidade Gestora Arrecadadora e o Código de Recolhimento novamente são modificados (UG “110060 - Coord. Geral de Orç. Fin. E Anál. Cont. - AGU” e Código de Recolhimento “91710-9 - Honorários Advocatícios”, em conformidade com o art. 6º da Portaria SGU-AGU 56/2018)

No caso de utilização do Portal PagSeguro, basta repetir os passos a partir do item 4 do capítulo anterior utilizando-se os seguintes parâmetros:

Campo “Unidade Gestora Arrecadadora” digite 110060 - Coord. Geral de Orç. Fin. E Anál. Cont. - AGU.

Campo “Serviço”, selecione o código de serviço 000552 - Honorários Enc. Legais Sapiens Dívida - 91710.

Veja aqui instruções detalhadas sobre o preenchimento acima descrito.

PAGAMENTO INDEVIDO OU EQUIVOCADO

A restituição de recursos recolhidos indevidamente por meio de GRU e/ou a retificação total ou parcial do registro, como a Unidade Gestora (UG)/Gestão, o código de recolhimento e a identificação do contribuinte, devem ser requeridas ao juízo competente, pela parte interessada, nos respectivos autos.

O pedido deverá ser justificado, instruído com cópia da guia emitida e do comprovante do pagamento e, em caso de restituição, os dados bancários do responsável pelo pagamento indevido para o respectivo depósito.

Atenção: Em todos os casos, persistindo dúvidas, entre em contato com a SOF/CoFin/Seprog por meio do e-mail seprog@tre-rj.jus.br ou pelo telefone (21) 3436-8014.

PAGTESOURO

Maiores informações sobre a utilização do PagTesouro, solução de pagamentos online para facilitar e agilizar a arrecadação de valores perante órgãos públicos federais e que foi amplamente mencionada nesta página, podem ser acessadas aqui. 

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.