ONG parceira do TRE-RJ amplia atuação para todo o Noroeste Fluminense

No dia 31 de outubro, o coordenador de Planejamento Estratégico (CPLAN), Robson Sobrinho, a chefe da Seção de Inteligência de Dados Estratégicos (SEDEST), Claudeci de Oliveira, e a chefe da Seção de Desenvolvimento Estratégico Sustentável (SESTSU), Isabella Feijó, participaram, em Itaocara, de um evento que marcou a ampliação da atuação da ONG Itaocara mais Verde. Com a expansão das atividades, a iniciativa socioambiental passa a se chamar Noroeste mais Verde. 

Presidida pela chefe de cartório da 106ª Zona Eleitoral, Elaine Seixas, a ONG busca ampliar, restaurar e preservar as áreas verdes do Noroeste Fluminense por meio do plantio de mudas de árvores. As ações da ONG estão alinhadas às práticas de responsabilidade ambiental previstas no Plano de Logística Sustentável do TRE-RJ, que apoia institucionalmente a iniciativa. 

"O apoio do Tribunal traz credibilidade para a nossa iniciativa, que agora poderá levar esperança na forma de mudas de árvores para outras cidades da região", comemora Elaine Seixas.

Antes da expansão da atuação da iniciativa, as atividades de plantio de mudas eram realizadas apenas na cidade de Itaocara, que tem 22.919 habitantes, segundo dados do Censo 2022. Itaocara tem 433,182 km² de área e 83,9% das vias públicas arborizadas, sendo a 11ª cidade do estado com mais árvores nas ruas.

Com a ampliação, as cidades de alcance do programa, as cidades de Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Itaperuna, Italva, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Varre-Sai, todas no Noroeste Fluminense, receberão atividades da iniciativa socioambiental. 

Durante o evento da última terça-feira, que também contou com a participação do juiz da 106ª ZE, Rodrigo da Rocha de Jesus, foram plantadas 71 mudas de ipê. Ao lado de estudantes de colégios da região, Robson Sobrinho e Claudeci Elias colocaram a mão na massa e participaram do plantio das mudas.

Para Robson, a experiência de plantar uma árvore não se restringe à ação de cultivar sementes. "É um ato de empoderamento, de se tornar parte ativa da solução para os desafios ambientais que enfrentamos. Cada árvore que brota é um símbolo de esperança, um testemunho do poder da ação coletiva", afirmou o coordenador.

A presidente da ONG Noroeste mais Verde, Elaine Seixas, adianta que a próxima ação da iniciativa acontecerá no dia três de dezembro, em Aperibé.